Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Setran dá continuidade a ação de prevenção de acidentes com palestra educativa

Atividade é preparada conforme a faixa etária do público-alvo

Publicado em: 03/10/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran dá continuidade a ação de prevenção de acidentes com palestra educativa

Encontro com estudantes do ensino fundamental do colégio do Sesi. (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade as ações educativas de prevenção de acidentes de trânsito e cidadania, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realizou na manhã desta terça-feira (03), uma palestra para estudantes do ensino fundamental menor (1º ao 5º ano), do colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi), no setor Mercadinho. O encontro teve aproximadamente uma hora de duração e apresentou informações e orientações importantes. 

Durante o evento, a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, da Setran, Terezinha Miranda, abordou sobre os itens obrigatórios de segurança utilizados nos veículos, a importância do dispositivo de retenção infantil, fila dupla, faixa de segurança, além de noções de cidadania.

No encerramento das atividades externas da Semana Nacional de Trânsito, Terezinha Miranda já havia adiantado que a Setran iria manter as palestras nas escolas pela importância delas na prevenção de acidentes de trânsito.

“A Educação para o trânsito daremos continuidade nas palestras educativa nas escolas, tanto públicas quanto privadas. Nós não paramos, exceto no período de férias nas escolas”, ressaltou a coordenadora.

As palestras são realizadas nas escolas em conformidade com a faixa etária dos estudantes, ou seja, crianças até o terceiro e quarto ano enfatiza-se quais os meios de transporte e como devemos nos portar quando somos conduzidos, no caso de sala de aula com alunos do ensino médio a temática é voltada para o respeito e o exercício da cidadania quando das vias públicas.

“Para este público de 16 anos há casos em que eles sabem conduzir uma moto, pratica essa que pedimos que não façam porque a pessoa só pode conduzir uma moto ou carro com 18 anos e após tirar a Carteira Nacional de Habilitação”, alertou Miranda.

As palestras nas escolas e empresas seguem um cronograma elaborado pela coordenação do Departamento de Educação para o Trânsito.

As escolas e demais interessados em agendar palestras devem procurar a coordenação da Educação para o Trânsito, que funciona num prédio anexo ao Estádio Frei Epifânio, na Rua Rui Barbosa, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Trânsito e Transportes