Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Setran realiza ação educativa em homenagem ao Dia do Motociclista

Blitz com orientações sobre cuidados no trânsito levou mensagem aos condutores no centro da cidade

Publicado em: 27/07/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realiza ação educativa em homenagem ao Dia do Motociclista

Durante ação, a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), da Setran, fez a abordagem aos motociclistas numa área sinalizada e segura da via, onde entregaram panfletos com orientações sobre o trânsito seguro. (Foto: Edmara Silva)

Para celebrar o Dia Nacional do Motociclista, 27 de julho, a Secretaria Municipal de Trânsito de Transportes (Setran), realizou um Pitstop na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, próximo ao cruzamento com a Rua Pará, Centro. A ação de abordagem que durou praticamente toda a manhã de hoje teve como foco, exclusivamente, os condutores de motocicletas.

A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), da Setran, fez a abordagem aos motociclistas numa área sinalizada e segura da via, onde entregou panfletos com orientações sobre o trânsito seguro.

“No trânsito escolha a vida e a proteção sua e de sua família. Nunca encurte caminho porque pode encurtar a vida, nunca avance a sinalização semafórica, dê preferência a parada nos cruzamentos, mesmo não sendo a sua preferência, reduza a velocidade para ter vida, sabemos que moto todo trabalhador pode ter e manter, mas é preciso andar com segurança”, orientou a coordenadora do DET, Terezinha Miranda, em abordagem a um motociclista.

Segundo dados divulgados na ação, 84% dos acidentes envolvem motociclistas, razão pela qual a Setran vem priorizando a categoria em ações educativas.

“Acho muito interessante as ações como esta para poder conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes”, disse o profissional de marketing de vendas José Lucas após ser abordado no pitstop.

O instrutor de trânsito da Setran, Marcos Vinicius Pereira Silva, disse que a blitz serve para parabenizar os motociclistas pelo seu dia, mas acima de tudo alertá-lo sobre medidas de prevenção de acidentes e que em muitas das vezes, medidas simples, como prender bem o capacete e dá preferência, podem evitar acidentes e até mortes no trânsito.

“Estamos aqui para parabenizar o motociclista e recomendar que ele use a motocicleta com segurança. Devido ser um veículo vulnerável, há a necessidade de condutor ter uma atenção maior e nós como empresa nos preocupamos com o motociclista, até por que também nos preocupamos com nossa marca”, disse Alexandro Júnior, que representou uma empresa de venda de motos, presente na blitz.

A coordenadora do DET, Terezinha Miranda, adiantou na próxima semana começará a programação do segundo semestre com várias atividades, principalmente palestras nas escolas.

Trânsito e Transportes