Trânsito e Transportes

Publicado em: 08/08/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realiza ação para conscientizar população sobre o trânsito seguro

Setran desenvolve uma série de atividades voltadas para a conscientização, como o projeto “Pé na Faixa” e palestras em instituições. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, realizou no período da manhã uma ação na Avenida Bernardo Sayão, esquina com a Rua Maranhão, com objetivo de promover uma reflexão sobre a valorização do uso e do respeito às faixas de pedestres. A iniciativa marca a passagem do Dia do Pedestre, comemorado anualmente em 08 de agosto.

Os servidores da Setran deram orientações sobre o trânsito seguro e deixaram uma breve mensagem aos transeuntes abordados no local.

Nessa ação, a principal orientação foi voltada para o uso consciente da faixa de pedestre, uma ferramenta muito importante para a prevenção de acidentes, mas que precisa ser usada de forma correta e respeitada, também, pelos condutores.

“O trânsito é de todos, a faixa é do pedestre, tendo em vista que o pedestre em via de regra é o mais frágil e sua velocidade não põe em risco aos demais usuários de vias. Para sua segurança, atravesse sempre na faixa de pedestre, respeitando a sinalização, olhando para ambos os lados, acenando para os condutores, motociclistas, ciclistas, levando em conta a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos”, destacou a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda.

A coordenador ressaltou, ainda, que o pedestre precisa ficar atento ao chegar a uma faixa e atravessar apenas em segurança. Isso inclui seguir regras básicas, como atravessar a via na faixa em linha reta e sem correr, dentre outras atitudes.

“Se todos respeitarem as regras de trânsito, além de garantir a segurança e preservar a vida de ambos. Seja um pedestre consciente!”, concluiu Terezinha Miranda.

A ação desta terça faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas pela Setran, voltadas para a Educação para o Trânsito, como “Pé na Faixa”, e palestras nas escolas e empresas diversas.

Trânsito e Transportes