Trânsito e Transportes

EDUCAÇÃO

"Cidadania na faixa" vem atingindo as expectativas da Setran

São muitas as ações voltadas para a educação no trânsito desenvolvidas pelo Município

Publicado em: 20/10/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

"Cidadania na faixa" vem atingindo as expectativas da Setran

Ação visa conscientizar a população sobre a importância da faixa de pedestre. (Foto: Maira Soares)

“Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos” é uma frase clássica do pensador Pitágoras que se aplica muito bem a filosofia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), ao criar e manter o Departamento de Educação para o Trânsito (DET). Ao longo do ano a pasta, por meio do departamento, desenvolve várias ações, nas quais se insere o “Cidadania na faixa” voltado para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas e a população em geral.

Sob a coordenação de Terezinha Miranda, o DET já realizou inúmeras ações que tiveram ponto alto durante a Semana Nacional de Trânsito, em setembro, e foram retomadas este mês com muito sucesso.

A ação mais recente foi realizada no cruzamento da Avenida Bernardo Sayão com rua Maranhão, no setor “Quatro Bocas”, no bairro Nova Imperatriz e superou as expectativas. O local foi escolhido estrategicamente por ser uma das avenidas de grande fluxo de trânsito viário e ficar próximo de uma escola, a Urbano Rocha.

Terezinha Miranda e alguns servidores se alternaram em posicionamento na faixa de pedestre, onde de posse de material que representa placas de regulamentação, orientaram os pedestres e condutores sobre a importância da sinalização para a preservação da vida.

“Já realizamos muitas ações como esta, mas é sempre bom está reforçando para que as pessoas tenham consciência de seus direitos e deveres, como ter sempre atenção e atravessar sempre na faixa com muita segurança porque 'No trânsito, dê preferência a vida'”, destacou Terezinha Miranda.

O departamento também continua realizando palestras sobre Educação para o Trânsito em escolas e empresas, bastando que os interessados façam o agendamento com antecedência na sede do projeto localizada nas dependências do Estádio Frei Epifânio.

Trânsito e Transportes