MEDIDA

Transporte Público Coletivo é debatido em audiência na Câmara de vereadores

Secretário Leandro Braga destacou que Município recebeu recurso do Governo Federal para subsidiar a melhoria do serviço

Publicado em: 17/11/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Transporte Público Coletivo é debatido em audiência na Câmara de vereadores

Na tribuna, o secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, destaca ações implementadas para melhoria do transporte coletivo de passageiros em Imperatriz (Foto: Ingrid Chaves)

O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, participou nesta quinta-feira (17) no plenário Léo Franklin, da Câmara Municipal de Imperatriz, de audiência pública sobre o tema “Transporte Público Coletivo de Imperatriz”. A sessão, dirigida pela Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, foi presidida pelo vereador Jhony PAN (PL).

Segundo ele, a Setran reconhece que a qualidade do transporte público não está das melhores, especialmente dos ônibus coletivos, mas que, diante do quadro, o órgão agiu e buscou soluções, notificando a empresa concessionária do serviço em Imperatriz. “Ao mesmo tempo que a empresa é notificada, responde os motivos das problemáticas”, disse.

Braga ressalta que “é preciso fazer uma análise mais profunda sobre o transporte público, onde o serviço passa, em todo Brasil, por uma grave crise financeira”. “A diminuição de forma considerável do número de passageiros é um dos problemas enfrentados atualmente pelas empresas de transporte coletivo”, observa.

O secretário avalia ainda que, o elevado preço dos produtos e serviços, tem causado dificuldade de operacionalização das empresas. Ele citou, por exemplo, a situação de concessionárias que exploram o transporte coletivo em São Luís, capital do Maranhão. “Já foram duas greves lá e, soube, que haverá uma terceira”, cita.

Leandro Braga ressaltou ainda que, diante das dificuldades das empresas concessionárias de transporte coletivo, o Governo Federal resolveu destinar recursos para custeio desse serviço, visando melhorar a qualidade do transporte em todo Brasil. “Imperatriz recebeu R$ 3,2 milhões de reais há aproximadamente dez dias, onde foram repassados à empresa; São Luís recebeu pouco mais de R$ 16 milhões”, acrescentou.

Em todo Brasil, o sistema de transporte público enfrenta uma das maiores crises financeiras, fato que se agravou durante o período da pandemia de Covid-19. “O prefeito determinou também que a Setran buscasse uma solução e que fizesse subsídio para melhorar e custear o sistema de transporte. Assim está sendo feito!”, disse.

O secretário adiantou ainda que o proprietário da empresa Ratrans garantiu que colocará mais ônibus nas linhas dos bairros, nestas próximas semanas, bem como a melhoria da qualidade dos veículos que estão em operação em Imperatriz.