Blog

Nossa Gente

Francisca Gonçalves, orgulho em ser Agente Comunitária de Saúde

Conheça a história da profissional que auxilia sua comunidade há mais de 27 anos

Publicado em: 19/09/2018 por Hidalgo Nava

Secretaria de Saúde

Dedicada, batalhadora, casada, mãe de família com quatro filhos, moradora da Rua Santa Fé, Bairro Vilinha e, Agente Comunitária de Saúde há 27 anos, são detalhes que descrevem Francisca Egídia Gonçalves. Ela revela ser apaixonada pela profissão que exerce, e está à disposição para atender sempre que necessário.

De origem simples, Egídia teve como Agente Comunitária de Saúde, seu primeiro trabalho e garante ser muito gratificante. “Fazemos visitas domiciliares aos acamados, dando auxílio às pessoas que não têm condições de irem ao posto, e isso nos aproximam delas. Conhecemos a realidade e poder ajudar nos motiva para continuarmos firme”, relata.

Trabalhando no posto de saúde Maria Aragão, no Parque Alvorada I, Francisca tem como área de atuação à própria rua em que reside, o que a aproxima, ainda mais, de sua comunidade. “O trabalho de Agente Comunitário de Saúde requer muito amor, já que não temos exatamente um horário a cumprir, pois, muitas vezes somos chamados em qualquer dia e hora”, explicou.

Para melhorar os serviços prestados,  ela já fez diversos cursos de capacitação, e hoje participa de mais um, o EdPopSus, que define ser muito importante para sua carreira. “É um treinamento que está resgatando justamente os valores que a gente, com a rotina do dia a dia, acaba esquecendo, e são eles que nos incentivam para estarmos trabalhando melhor na nossa comunidade, com nossos idosos e crianças”, ressalta.

Assim é a rotina de Francisca Egídia Gonçalves, que tem como maior retribuição a satisfação em poder ajudar as pessoas.

Nossa Gente