Nossa Gente
Garis e margaridas dedicam-se à limpeza da cidade
Publicado em: 16/05/2017 por Luana Barros
Responsabilidade e compromisso resumem o trabalho dos 470 profissionais que cuidam da limpeza pública de Imperatriz.
Mesmo com uma rotina puxada, embaixo de um sol escaldante, os garis e margaridas dedicam-se a tornar a cidade mais bela e não se deixam abater. As equipes, divididas por rotas, trabalham diariamente em todos os bairros.
“O nosso trabalho é muito cansativo, minha rotina começa 7h da manhã. Por tudo que fazemos, ficamos felizes pelo reconhecimento e pela comemoração da data de hoje. Às vezes, quando chegamos em casas e pedimos água, as pessoas negam, tem preconceito com a gente”; explicou José Neves, enquanto coletava o lixo na Avenida Jacob, próximo à Avenida Pedro Neiva de Santana, na manhã desta terça-feira (16 de maio).
José,39 anos, revelou ainda o orgulho que tem pelo trabalho desempenhado há três meses como gari.
Felizes com a homenagem, José e seus colegas logo questionaram à equipe de reportagem onde sairia esta matéria: "Onde essa matéria vai passar? Ficaremos famosos?"; questionou ao lado do caminhão de recolhimento de lixo, já de saída.
Conheça a história
O surgimento da profissão de gari data de 1891, quando na cidade do Rio de Janeiro, um empresário chamado Aleixo Gary assinou um contrato com a prefeitura para que cuidasse da limpeza. No Brasil, são produzidos mais de 61 milhões de toneladas de lixo diariamente que são encaminhados para os lixões.
Em Imperatriz, a limpeza urbana é responsabilidade da empresa Brasmar Construções e Corporações LTDA. Além da coleta de lixo, a empresa faz a varrição de vias e logradouros públicos.