Blog

Nossa Memória

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Imperatriz

Publicado em: 07/06/2018 por Domingos Cezar

Assessoria de Comunicação

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi fundada no Brasil em 1911, em Belém (PA), por dois jovens de origem sueca: Daniel Berg e Gunnar Vingren. Em 1952, quando a cidade de Imperatriz se resumia apenas a três ruas e uma pequena população, chegou à cidade o pastor Plínio Pereira de Carvalho com trabalho missionário e culto considerado histórico, que começou, efetivamente, em 16 de setembro.

Somente em 1957, cinco anos depois, sob a liderança do pastor Luis de França Moreira, que assumira o pastorado em 1954, em primeiro de setembro de 1957 é inaugurado o primeiro templo. O prédio foi erguido na confluência da Avenida XV de Novembro, com a Rua Gonçalves Dias, onde funcionou a sede da instituição por dezenas de anos até mudar para o novo local. A igreja, entretanto, permanece.

Com a inauguração da rodovia Belém-Brasília, em 1960, a cidade se expandiu, pois chegavam pessoas de todos os rincões do Brasil e até mesmo de outros países, notadamente dos árabes. Da mesma forma aumentava consideravelmente o número de fiéis que migravam de outras religiões, ou “assembleianos”.

A igreja contabiliza que àquela época já eram mais de 200 crentes convertidos, que contou a forte liderança de Luis de França até 15 de julho de 1984, quando faleceu. Em seu lugar assumiu o pastor José Ribeiro de Sousa, por breve período, pois em contínuo, assumiu a presidência o pastor Jairo Saldanha de Oliveira, que deu início a construção do templo central no ano de 1986.

O templo central, sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi concluído em 1999, pelo atual presidente da AD em Imperatriz, pastor Raul Cavalcante Batista, que sucedeu os pastores Daniel Rodrigues e Sebastião Andrade de Sousa.

Nossa Memória