CONSCIENTIZAÇÃO
Alunos das escolas Constantino Barbosa e Domingos de Morais participam de palestra sobre juventude e trânsito
Equipe abordou os impactos sociais e econômicos provocados por direção perigosa
Publicado em: 18/08/2022 por Islene Lima
Gestão do Município elabora políticas públicas voltadas para educação no trânsito (Foto: Gil Carvalho)
Com tema “Juventude e o trânsito: impactos sociais e econômicos” a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), segue com o cronograma de palestras em escolas, chegando na Constantino Barbosa, Ouro Verde, e Domingos de Morais, no Recanto Universitário.
Na oportunidade, crianças e adolescentes do ensino fundamental, receberam informações, por intermédio da equipe técnica da Setran, sobre o papel de cada cidadão, e os impactos sociais em toda esfera pública, por conta de uma direção perigosa, um conjunto de comportamentos de alto risco a condutores e demais pessoas que circulam nas vias.
A coordenadora do projeto Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, explica que todas as palestras, bem como as ações em outros departamentos, ocorrem de forma didática, buscando levar conhecimento e conscientização a crianças, jovens, adultos e idosos, sobre cuidados importantes no trânsito que salvam vidas.
“A educação é a base de tudo, se todos os motoristas tivessem tido essa base desde cedo, provavelmente não teríamos tantos acidentes, mortes nas nossas ruas, estradas e avenidas. Estamos trabalhando para que essas crianças e adolescentes sejam porta-voz, e futuros motoristas de responsabilidade, que seguem as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, pontua Terezinha.
Ela destaca, ainda, que foram abordadas temáticas como travessia na faixa de pedestre, idade mínima para andar no banco da frente, uso do cinto de segurança, o não uso de aparelhos eletrônicos na direção, interpretação das placas de sinalização, entre outras medidas cruciais para um trânsito seguro.