Notícias

SEGURANÇA PÚBLICA

Área usada pelo tráfico há mais de 30 anos é desapropriada em Imperatriz

Local conhecido como “Chácara do Manelão” funcionou uma das maiores bocas de fumo da cidade; espaço dará lugar a uma creche para atender famílias do Grande Santa Rita

Publicado em: 11/09/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Área usada pelo tráfico há mais de 30 anos é desapropriada em Imperatriz

“Chácara do Manelão”, antes usada para o tráfico de drogas, será transformada em creche pela Prefeitura de Imperatriz. (Foto: Santiago Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, em apoio ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e Ministério Público, realizou nesta quinta-feira (11) a desapropriação de uma área no bairro Santa Rita, conhecida como “Chácara do Manelão”. Por mais de três décadas, o espaço foi um dos principais pontos de tráfico de drogas da cidade, abrigando atividades ilícitas que afetaram diretamente a segurança da região.

De acordo com o prefeito Rildo Amaral, a ação representa um marco para a cidade. “Hoje é um dia histórico para nossa cidade! Se o crime é organizado a segurança tem que ser mais organizada ainda. Vamos demolir a maior boca de fumo de Imperatriz e desarticular o tráfico nessa área. Nosso objetivo é construir uma creche nesse local e garantir mais qualidade de vida para as famílias do Grande Santa Rita”.

A desapropriação da área foi solicitada pela Procuradoria Geral do Município. “A municipalidade está se fazendo presente através de uma ação reivindicatória, em que o município pede a emissão na posse de uma área que há anos era usada para fins ilícitos. E hoje a gente está aqui para cumprir a ordem judicial de emissão na posse, dando à área total à municipalidade de Imperatriz, para que ela possa cumprir a verdadeira função social e ajudar a população imperatrizense”, ressalta o procurador geral do município, Sólon Rodrigues.

A operação contou com a atuação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal (GMI), da Superintendência de Trânsito (Sutran), da Superintendência de Videomonitoramento e da Superintendência de Defesa Civil. Também participaram equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com ações das Superintendências de Limpeza Pública e Iluminação Pública.

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Seidel, destacou a relevância da medida. “Estamos em uma das mais antigas e maiores bocas de fumo do estado do Maranhão. Estamos aqui pra fazer e cumprir a ordem. Vamos demolir esse lugar, que era um local onde já foi achado drogas e armas ao longo de décadas, para fazer um lugar onde vai educar nossas crianças, algo que é significativo para sociedade”.

Durante a ação, todos os móveis foram retirados do imóvel e os moradores encaminhados para outros locais. Após a demolição, a Prefeitura de Imperatriz dará início à construção de uma creche no espaço, transformando um ponto de criminalidade em um local de educação e cidadania.

 

Notícias