SEGURANÇA PÚBLICA
Armas apreendidas pelo MPMA são destinadas à Guarda Municipal e à Polícia Militar em Imperatriz
São 39 armas de fogo retiradas de organizações criminosas e incorporadas às forças de segurança do município

A GMI e a Polícia Militar receberam 39 armas de fogo cedidas pelo MPMA, todas apreendidas de organizações criminosas. O reforço fará parte das ações de segurança em Imperatriz. (Foto: Daniel Dias)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Segurança Pública Integrada (SMSPI), recebeu na última sexta-feira (14), a cessão de armas de fogo repassadas pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA). O material foi destinado à Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) e à Polícia Militar, fortalecendo o aparato de segurança no município.
As 39 armas foram apreendidas durante a Operação Pavimentum, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) no início de 2025, que investigou fraudes em contratos de asfaltamento da gestão municipal anterior. Vale destacar, que a doação definitiva do arsenal acontecerá quando (e se) os réus do processo forem julgados e condenados.

Segundo o promotor de Justiça do MPMA, Fábio de Oliveira, a destinação representa um reforço direto às forças de segurança locais. “Entregamos diversas armas, dentre elas pistolas, revólveres, carabinas e espingardas. Esse armamento foi apreendido em poder de uma grande organização criminosa que investigamos, e, com autorização judicial da Vara Colegiada de Organizações Criminosas de São Luís, conseguimos destiná-lo aos órgãos de segurança pública”.
O secretário municipal de Segurança Pública Integrada, Hílderson Alves, destaca que a iniciativa reforça o trabalho integrado no combate ao crime. “Essas armas foram retiradas de circulação e hoje serão utilizadas em operações lícitas. É mais uma parceria do Ministério Público com a Guarda Municipal para fortalecer a segurança em nossa cidade”.

Para o comandante da GMI, Lucas Wallaces, o novo armamento representa um avanço importante na estruturação da corporação. “O material será utilizado com zelo e comprometimento, sempre em prol da segurança dos cidadãos. Agradecemos imensamente ao Ministério Público pela integração, pela parceria e por esse marco histórico para a Guarda Municipal de Imperatriz”.



