Notícias

CARNAVAL

Baile das Cores da Casa do Idoso Feliz reúne idosos e promove integração intergeracional

Atividades incentivaram a convivência, a mobilidade e o bem-estar entre os participantes

Publicado em: 12/02/2026 por Ana Maria Nascimento

Secretaria de Desenvolvimento Social

Baile das Cores da Casa do Idoso Feliz reúne idosos e promove integração intergeracional

Evento reuniu idosos da instituição, alunos de escolas municipais, CRAS e CRPD. (Foto: Ana Maria Nascimento)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta quinta-feira (12) o Baile das Cores da Casa do Idoso Feliz. A programação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira, na Praça Mané Garrincha, e reuniu os idosos participantes das atividades da instituição.

O evento contou ainda com a participação de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Tocantins, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), promovendo a integração entre crianças e idosos. O ganhador do XII Festival de Marchinhas Carnavalescas de Imperatriz, Leal Júnior, conduziu a festa e tocou as marchinhas mais tradicionais, animando os participantes. 

A secretária adjunta da Sedes, Déggila Barros, destacou a importância da atividade para os idosos. “Já vivemos muitas coisas sérias no decorrer da vida, por isso, esse momento é muito importante para todos nós. É momento de celebrar e ser celebrado, de se alegrar e ser alegrado”.

Para a coordenadora da Casa do Idoso, Alessandra Nobre, o baile mantém uma tradição da instituição e valoriza o espaço de convivência dos idosos. “O Baile das Cores é uma festa já tradicional da Casa do Idoso, justamente para celebrar a alegria de viver, a alegria também de poder ter esse espaço onde os idosos interagem, esse espaço de acolhimento, esse espaço que se preocupa tanto com a qualidade de vida na terceira idade”.

Alessandra Nobre também ressaltou a relação da festa com a cultura carnavalesca. “É um baile muito voltado ao resgate da cultura das marchinhas do Carnaval tradicional. É aquilo que os idosos gostam, se identificam, se alegram”.

Entre os participantes, a aposentada Cleide Magalhães, 78 anos, comentou sobre a experiência. “Esse é um grande momento para nós idosos aqui de Imperatriz. Isso contribui muito para a nossa saúde mental, a nossa saúde psicológica. É um evento de grande importância e relevância. Muito bom e muito divertido”.

A superintendente de Proteção Social Básica, Karollyne Milhomem, explicou como o evento impacta na vida dos idosos. “Toda Casa do Idoso está comemorando o Baile das Cores, fazendo com que a pessoa idosa venha saia do isolamento e venha se divertir junto com seus amigos, fortalecendo o vínculo e a convivência. Além de fazerem atividades que trazem mobilidade, conversa e alegria”.

A Festa das Cores da Casa do Idoso Feliz integra as ações culturais e recreativas realizadas pela Sedes. A participação na Casa do Idoso é gratuita e aberta a pessoas com 60 anos ou mais, mediante cadastro presencial na unidade com RG, CPF e comprovante de endereço.

Notícias