PRESERVAÇÃO
Hortas suspensas são cultivadas na Casa do Idoso Feliz
Projeto trabalha socialização, técnicas de plantio e incentiva produção caseira
Publicado em: 21/11/2018 por Maria Almeida
Em parceria com a Universidade Estadual do Sul do Maranhão, UEMASUL, foi iniciada esta semana processo de revitalização das hortas suspensas da Casa do Idoso Feliz. Com orientação dos alunos do curso de Engenharia Agronômica, idosos preparam solo e plantam mudas de hortaliças.
Nessa etapa foi cultivada alface, manjericão, salsa e rúcula. Além do cultivo, sob a supervisão dos acadêmicos, idosos vão acompanhar diariamente o desenvolvimento das plantas, aguando e cuidando para que não seque e nem morra.
“É uma atividade para estimular idosos para socialização, ensiná-los as técnicas que são desenvolvidas durante o plantio e conscientizar sobre alimentação saudável com inclusão de hortaliças e verduras; além de desenvolver uma atividade de distração” – explicou a universitária Stefeni da Conceição Ramalho.
Ela ressalta que durante o plantio, são ensinadas técnicas de germinação e transferência de mudas na bandeja e no copo; preparação de solo e utilização do substrato bioplante para enriquecimento dos nutrientes das plantas.
A ideia, segundo informa a coordenadora da Casa, Alessandra Nobre, é fazer com que os idosos cultivem hortas em casa também. “E eles já falaram que vão fazer, eles amam este projeto que já desenvolvemos há algum tempo, porque além de gostar de atividades relacionadas a agricultura, é uma atividade que resgata suas lembranças, pois boa parte deles trabalharam com roça” - afirmou.