EDUCAÇÃO
Ciclo formativo capacita mais de 350 educadores de Imperatriz
Professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares participaram do I Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem e Alfabetização
Publicado em: 09/06/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO
Professores, coordenadores e gestores participam do I Ciclo Formativo na UAB, em Imperatriz, nos dias 3, 4 e 6 de junho, para discutir avaliação e acompanhamento da aprendizagem no ciclo de alfabetização. (Foto: Assessoria)
Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização é o tema central do I Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem e Alfabetização, promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O evento ocorreu nos dias 3, 4 e 6 de junho de 2025, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com mais de 350 participantes, entre coordenadores pedagógicos, professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e gestores da rede municipal de ensino.
Com foco na melhoria das práticas pedagógicas e no aprimoramento das estratégias de alfabetização para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano, o encontro refletiu sobre métodos eficazes de avaliação e acompanhamento da aprendizagem no ciclo de alfabetização.
Na terça-feira, 3 de junho, foi realizada a abertura do I Ciclo Formativo, com apresentações das diretrizes, metodologias e estratégias para fortalecer o ensino nas escolas municipais. Durante a cerimônia, a contadora de histórias Jô Santos, da Companhia Teatral Jô Peteleco, em parceria com o Centro Cultural Tatajuba, fez uma performance lúdica que promoveu acolhimento, interação e envolvimento entre os participantes.
Segundo a coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Érika Andreia Holanda, o ciclo formativo representa “um passo essencial no compromisso com a alfabetização das crianças”. Ela destacou: “Hoje o professor sai com orientações práticas, didáticas e pedagógicas que atendem diretamente às necessidades dos alunos em sala de aula. Reforçamos, ainda, que o trabalho realizado no evento é fundamental para subsidiar a prática docente e fortalecer o compromisso coletivo com a alfabetização na idade certa.”
Professores de 1.º e 2.º ano e coordenadores pedagógicos participaram do I Ciclo Formativo nos dias 3 e 4 de junho. Na terça-feira (3), a formação foi voltada para a área de Língua Portuguesa, com o tema “Material didático complementar e gêneros textuais: o uso de listas no cotidiano infantil”. No dia seguinte, quarta-feira (4), a temática foi “Matemática por meio de jogos: brincar e aprender no ciclo de alfabetização”.
A professora do 2º ano da Escola Municipal João Batista, Wevila Gomes Santana, destacou que o evento promoveu crescimento profissional: “A formação é sempre primordial para que venha somar com as nossas práticas pedagógicas, aprendemos a manusear o material de ensino, lidar melhor com as crianças e que avancemos ainda mais na leitura e a escrita dos alunos”, comentou.
Já na sexta-feira, 6 de junho, o encontro foi dedicado aos gestores escolares, que analisaram sobre “Gestão das avaliações para a aprendizagem e monitoramento dos resultados educacionais”. O encerramento incluiu a socialização dos planos elaborados e orientações para a prática e o acompanhamento pedagógico nas escolas municipais.
A formadora de Língua Portuguesa, Elane da Silva Sousa, explicou que o objetivo do encontro foi, além de refletir teoricamente, propor estratégias práticas de alfabetização e garantir a diversidade de gêneros textuais no Material Didático Complementar (MDC) criado por professores maranhenses. “O material tem uma forte identidade regional, considerando o contexto das nossas crianças maranhenses, assim, abordamos o gênero textual lista, explorando os diagramas e textos fatiados, essa abordagem prática e contextualizada é um dos pilares do primeiro ciclo formativo do Pacto pela Aprendizagem, para a alfabetização”, explicou.