EXPOSIÇÃO
Mobilização conscientiza motoristas para redução de acidentes de trânsito
Para chamar atenção da sociedade, carro batido e caixões são expostos no Maio Amarelo
Publicado em: 22/05/2019 por Gil Carvalho
A exposição de caixões, automóvel batido, buquê de flores e cones com placas de advertência reforçam a conscientização da sociedade, principalmente dos condutores e pedestres para uma mudança de comportamento no trânsito. Ação faz parte do movimento Maio Amarelo realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran.
A cena do veículo destruído em um acidente explicita as graves consequências da falta de responsabilidade ao dirigir. Objetivo é chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Teresinha Miranda, coordenadora de Educação para o Trânsito, observa que “a imagem impacta o motorista a fazer uma reflexão de como está dirigindo e o que podemos fazer para melhorar o trânsito em nossa cidade”. “Ação desse tipo incentiva o cidadão fazer uma reflexão sobre a própria postura no trânsito”, frisa.
Pedestres e motoristas que passaram pelo local receberam panfletos educativos, além do laço amarelo, que é o símbolo do movimento. O laço representa inúmeros movimentos, porém a cor é que diferencia, servindo de alerta à sociedade sobre um tema que precisa de toda reflexão: atenção pela vida!
O motociclista Igor Alves diz que “as imagens do veículo destruído e os caixões expostos na rotatória em frente ao shopping são fortes, levando a todos a refletir sobre os cuidados que devemos ter ao dirigir”. “Essa iniciativa é muito boa, mostra o outro lado, da pessoa que conduz veículo sem pensar no outro”, pontua.
Maio amarelo - É um movimento que surgiu em 2014 por meio de uma ação coordenada entre os poderes públicos, sociedade e iniciativa privada, para desenvolver vários tipos de ações para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de morte e feridos no trânsito em todo o mundo.