MEIO AMBIENTE
Palestras educativas abrem programação da Semana da Água
Atividades aconteceram na Escola Municipal Marly Sarney
Publicado em: 19/03/2019 por Léo Costa
Com o tema “Água é Vida, Proteger nascentes é garantir a preservação do rio Tocantins”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, deu início na manhã desta terça-feira, 19, a Semana da Água 2019. A solenidade de abertura foi realizada com palestras intituladas “Água é Vida”, na Escola Municipal Marly Sarney.
A engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação e Projetos Socioambientais da Semmarh, destaca a importância da conscientização das crianças sobre a água e seus benefícios. “Sabemos que a água é o mais importante elemento para o mundo inteiro, para nós humanos, os animais, plantações, enfim, em tudo, então por isso, é necessário que as crianças desde cedo sejam conscientizadas sobre a utilização correta da água e seus benefícios”, destacou Bárbara Brenda.
Cerca de 215 alunos, entre 6 e 12 anos, 1º ao 5º ano do ensino fundamental, participaram em sala de aula das atividades. O estudante do 5º ano, Bruno Sousa da Silva, 10, com alegria disse que vai repassar para a família o que aprendeu durante a palestra . “Em casa a minha mãe já nos ensina que devemos economizar água durante o banho e quando escovarmos os dentes. E hoje, vou dizer a ela sobre o que aprendi na escola sobre a preservação da água”, afirmou.
Para a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Ariana Sanches, os docentes contribuem para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem no cotidiano. O mundo vem enfrentando a poluição e a escassez de água. Por isso, “a sala de aula é um lugar propício para desenvolver a consciência ambiental de nossas crianças, e professor tem um importante papel no sentido de sensibilizar e mobilizar ações efetivas, porque acreditamos que os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos”, ressaltou.
A programação segue nesta quarta-feira, 20, com atividades educativas, plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação ambiental, conversa educativa com os moradores que residem às margens do Riacho Capivara, blitz educativa sobre a preservação da água, no centro da cidade, com entrega de panfletos, lixeira para cambio de carro e colagem de adesivos.
O encerramento da programação acontece na sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, na avenida Beira Rio, com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, exposição de banners e entrega de lixeiras para cambio de carro.
Dia Mundial da Água
Foi criado pela Organização das Nações Unidas, ONU, no dia 22 de março de 1992, e é celebrado mundialmente desde 1993. A data é destinada as discussões sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
Em 22 de março do mesmo ano, a organização também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, onde o texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 20, às 8h
Atividade: Plantio de mudas de árvores nativas na área de preservação da Lagoa das Graças, em parceria com os alunos da Escola Municipal Morada do Sol.
Local: Bairro Morada do Sol, região da grande Vila Nova
Quinta-feira, 21, às 8h
Atividade: Conversa educativa com os moradores residem às margens do Riacho Capivara, em parceria a Escola Municipal Mariana Luz
Local: Bairro Santa Rita
Sexta-feira, 22, às 8h
Atividade: Blitz educativa sobre a preservação da água, com entrega de panfletos, lixeira para cambio de carro e colagem de adesivos.
Local: Praça de Fátima e cruzamento da avenida Getúlio Vargas com Ceará, centro.
Horário: Das 16h às 19h
Atividades: Culminância do Projeto com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, lixeira para cambio de carro e exposição de banners educativos.
Local: Avenida Beira Rio, próximo a concha acústica