INOVAÇÃO

Consulta Prévia é automatizada em Imperatriz

A projeção é de um aumento de 75% de resposta automáticas, sem intervenção humana

Publicado em: 01/02/2023 por Ariel Rocha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Consulta Prévia é automatizada em Imperatriz

Só no ano de 2022 foram abertas 5.224 novas empresas; automação irá aumentar o número. (Foto: Edmara Silva)

O sistema de automação do Consulta Prévia, implementado pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo) em janeiro, tornou imediata a resposta da aprovação para abertura de empresas. A Consulta Prévia é o passo inicial obrigatório para qualquer pedido de inscrição, alteração ou baixa de empresas, enviado pelo RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

Com a automação do sistema no processo de abertura, a resposta de aprovação é imediata para aquelas que se encaixam nos requisitos desta nova fase. Para se ter noção do impacto da implementação, a média do prazo de abertura de empresas em Imperatriz era de até 13h, foi reduzido para 8h de espera com as inovações e agora a resposta é instantânea. A Sefazgo, que é responsável pela análise dos pedidos, avança em mais uma iniciativa da completa modernização da Receita Municipal.

Segundo o secretário Josafan Bonfim, a automatização é um passo fundamental para continuar aumentando a eficiência e qualidade dos serviços oferecidos pela Sefazgo aos contribuintes. “Estamos otimistas com essa automação, projetamos um aumento de 75% de respostas automática, sem intervenção humana. Isso é crucial para nosso processo de liberdade econômica, onde trabalhamos para otimizar ainda mais a abertura de empresas”, explica.

O secretário ainda destaca os números positivos alcançados só no ano de 2022 no município, onde foram abertas 5.224 empresas. “Com a essa nova ferramenta, o grau de automatização do tempo de retorno com o resultado do pedido, espera-se que essa mudança, aliado a novas políticas econômicas executadas pela Prefeitura, o número seja ainda mais alto”, comenta.

Em casos de dúvidas ou dificuldades, a Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentaria está localizada na Rua Godofredo Viana, 750, Centro. Contatos: WhatsApp: (99) 99185-7126 e e-mail sefazgo@imperatriz.ma.gov.br.