OPORTUNIDADE
Edital Dona Francisca do Lindô contempla grupos folclóricos
Serão contemplados 16 grupos folclóricos, entre quadrilhas juninas e Bumba Meu Boi, com investimento total de até R$100.000,00
Publicado em: 19/11/2020 por Rafael Pestana
Nesta quinta-feira, 19 de novembro, a Prefeitura de Imperatriz, por intermediação da Fundação Cultural do município, FCI, divulgou o edital cultural Dona Francisca do Lindô – “A Gente Faz Cultura Popular”. A ação visa a seleção de grupos folclóricos, dentre Quadrilhas Juninas, grupos de Bumba Meu Boi e outros grupos de danças populares voltados para a cultura junina. Serão contemplados 16 (dezesseis) grupos folclóricos do município, com um investimento total de R$ 100.000,00 (cem mil reais), dividido de acordo com as modalidades e categorias.
A Fundação Cultural irá elaborar o agendamento das apresentações das produções artísticas, em espaço a definir, dotado de toda infraestrutura acústica, som e iluminação. Os interessados em participar do deverão se inscrever no formulário eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura em www.cultura.prefeituradeimperatriz.com e anexar toda documentação de habilitação necessária. O Período de inscrição dos projetos, que inicia nesse dia 19, vai até o dia 27 de novembro.
O presidente da Fundação Cultural, Olímpio Pereira Marinho Filho, o Gury, explica que, “o prêmio cultural visa valorizar e fortalecer a diversidade da cultura imperatrizense, assim como possibilitar sua democratização. Também visa garantir a acessibilidade de ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade pública, em virtude da pandemia do COVID-19. Juntamente com os editais anteriores, o prêmio Dona Francisca do Lindô faz parte do conjunto de ações que a Fundação Cultural tem adotado para amparar o Setor Cultural.”
Os recursos para a realização da premiação são oriundos da Lei Federal de Emergência Cultural “Aldir Blanc”, 14.017/2020, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, FUMIC, que tem com objetivo o fomento e difusão da cultura, bem como auxiliar o Setor Cultural devido à pandemia do novo coronavírus, que afetou diretamente esse setor. O montante dos recursos indicados no plano de ação poderá ser remanejado de acordo com a demanda local, conforme §6º do Art. 11 do Decreto Federal nº 10.464/2020.
O edital completo está disponível no link: