INCENTIVO A CULTURA

Fundação Cultural publica editais referentes a Lei Paulo Gustavo com premiação para cinco categorias

As inscrições começam dia 19 de junho e terminarão dia 19 de julho

Publicado em: 13/06/2024 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

A Fundação Cultural publicou os cinco editais que estão disponíveis na área de comunicados do portal da Prefeitura. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz, publicou na tarde dessa quarta-feira (12), editais para selecionar projetos em cinco categorias referentes a Lei Complementar nº 195/2022, mais conhecida por “Lei Paulo Gustavo”.

De forma gratuita, as inscrições de projetos será no período de 19 de junho até às 23h59 do dia 19 de julho de 2024 na modalidade inscrições on-line no portal da Prefeitura no link https://cultura.prefeituradeimperatriz.com/.

“Publicamos hoje cinco editais da Lei Paulo Gustavo para a seleção de videoclipes, web série, curtas-metragens, projetos de cinema na rua, circulação de espetáculos circense, publicação de livros, pesquisa na área de patrimônio material e imaterial, gravação de música autorais, produção de espetáculo teatral, dança, premiação cultural para vários segmentos da cultura entre outras iniciativas que visa fomentar a produção cultural da nossa cidade”, disse o presidente da Fundação Cultural, Charles Oliveira.

O Edital nº 001/2024 torna pública a seleção de propostas-projetos de produções audiovisuais, com valor destinado para premiação de   R$ 1.140.000,00 (Um milhão e cento e quarenta mil reais). Dos cinco, este é o edital que disponibiliza maior quantidade de recursos.

De acordo com o Edital n.º 002/2024 serão acolhidas propostas-projetos de cinemas de rua e cinemas itinerantes. O valor total da premiação para essa categoria será de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

No caso do Edital 003/2024, as inscrições são para propostas-projetos de formação e qualificação no audiovisual e projetos de festival ou mostra de produções audiovisuais, modalidade que terá o valor de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais) para a premiação.

Sobre o Edital  004/2024, a seleção será para o fomento de projetos culturais das demais áreas da cultura. Para essa categoria foram disponibilizados o valor de total de R$ 380.000,00 (trezentos e oitenta mil reais).

Pela ordem cronológica de publicação, o quinto e último edital é o de nº 005/2024 que tem a finalidade de selecionar agentes culturais que tenham prestados relevantes contribuições ao desenvolvimento artístico e cultural do Município de Imperatriz  O valor total disponibilizado para este Edital é de R$ 285.000,00 (duzentos e oitenta e cinco mil reais).