ENCONTRO

Prefeitura de Imperatriz reúne classe cultural para debater edital da Lei Paulo Gustavo

Reunião deve ocorrer durante dois dias na Academia Imperatrizense de Letras

Publicado em: 26/04/2024 por Regilson Borges

Fundação Cultural de Imperatriz

Último encontro ocorre nesta sexta-feira (26) para debates o edital das demais áreas de cultura. (Foto: Edmara Silva)

Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural (FCI), promove uma série de encontros na Academia Imperatrizense de Letras para discutir a elaboração do edital da Lei Paulo Gustavo. Os debates ocorreram na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), a partir das 19h, para ouvir os fazedores de cultura e construir um documento que atenda às necessidades locais.

A Lei Paulo Gustavo destina um montante significativo para o incentivo à produção audiovisual, com R$ 1.532,317,13 voltados para produções de longa-metragem, médias-metragens, curtas-metragens, documentários, videoclipes, cinema itinerante, cineclubes e projetos de formação na área. Além disso, há uma verba de R$ 620.720,83 destinada às iniciativas das demais áreas da cultura, contemplando música, teatro, dança, cultura popular e artesanato.

Cleiton Ribeiro de Cavalho, diretor da FCI, destacou a importância de ouvir a categoria e receber sugestões para elaborar um edital que atenda às diversas áreas culturais da cidade, fomentando a cultura local de forma abrangente. “Receber as sugestões de cada um para a gente elaborar um melhor edital que atenda a sua categoria e assim fomentar a nossa cultura local, tanto na arte visual como nas demais áreas da cultura”, diz.

Segundo Solanda Steckelberg, do Centro Cultural Tatajuba, a participação nesses debates é fundamental para a construção de um edital que atenda às demandas da cidade e possibilite o melhor aproveitamento dos recursos destinados à cultura local. Ela parabenizou a equipe responsável por trazer a classe cultural para participar ativamente na construção do edital.

A jornalista e membro do Conselho de Cultura, Elvira Santana, ressaltou a relevância desses encontros para a reformulação do edital da Lei Paulo Gustavo. “Alguns questionamentos feitos a respeito do outro edital, como, por exemplo, sobre o longa-metragem e o média-metragem, que são duas categorias que eles estão pedindo que sejam excluídas. Outra questão é que os participantes desse edital sejam todos aqui de Imperatriz”, comenta.

Esses debates demonstram o compromisso da Prefeitura de Imperatriz em construir políticas culturais inclusivas e que atendam às demandas da comunidade artística local, garantindo o desenvolvimento e a valorização da cultura na cidade.