Cultura

RECONHECIMENTO

Prêmio Literário AIL terá mais de 12 mil reais para as obras selecionadas

Recursos são provenientes do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

Publicado em: 26/04/2024 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Prêmio Literário AIL terá mais de 12 mil reais para as obras selecionadas

A solenidade de premiação será realizada às 19h deste sábado (27), na sede da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) (Foto: Assessoria)

A Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) destinou este ano mais de 12 mil reais, valor superior ao do ano passado, para premiar obras inéditas que integram o Prêmio Literário, visando fortalecer a cultura local e incentivar novas produções literárias.

A solenidade de premiação será realizada às 19h deste sábado (27), na sede da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), entidade responsável pelo prêmio. Este é financiado anualmente pela Prefeitura, em conformidade com uma lei municipal, com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMIC).

“Por meio da Fundação Cultural, a Prefeitura de Imperatriz tem se empenhado em promover a cultura, e o prêmio literário é um exemplo desse compromisso com a cultura local, incentivando e reconhecendo obras literárias”, afirmou o presidente da FCI, Charles de Oliveira Silva.

A obra vencedora do prêmio foi “Veritas”, um conto de autoria do jornalista e membro da Academia Imperatrizense de Letras, Marcos Fábio Belo Matos, que receberá um prêmio de R$ 7.060,00. O segundo lugar foi para o livro “A Noiva do Rio”, escrito por Humberto Cupertino Barcelos, que receberá R$ 5.648,00. Enquanto a terceira colocada foi “O Caminho de Cristina”, da autora Isabel Cristina Galletti, que recebeu uma menção honrosa.

“O livro Veritas foi premiado inicialmente em 2022, no primeiro prêmio da Academia Ludovicense de Letras, em São Luís. Agora, sendo premiado também no Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras, sinto-me muito feliz e honrado, pois isso atesta a qualidade da obra”, declarou o professor Marcos Fábio. Ele expressou sua felicidade por receber o prêmio da AIL, uma entidade que considera uma das mais importantes, com forte presença cultural na região, e agradeceu também à Prefeitura e à Fundação Cultural pela premiação.

“Este é um evento anual realizado para celebrar o aniversário da Academia de Letras. Durante a cerimônia, entregamos o Prêmio Literário AIL, financiado pela fundação cultural do município, conforme estabelece a lei municipal. É um momento especial para a cultura, no qual reconhecemos obras literárias aprovadas em uma seleção criteriosa”, explicou o presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Raimundo Trajano Neto.

Cultura