FOMENTO
Prorrogada inscrição no Festival de Marchinhas Carnavalescas
Os interessados em participar do evento, que já é tradição na cidade, têm até 06 de março
Publicado em: 24/02/2022 por Rafael Pestana
Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Imperatriz realizou a prorrogação das inscrições para participação no Festival de Marchinhas, evento que é realizado por intermediação da Fundação Cultural do município (FCI), e que tem como objetivo dar visibilidade aos novos e antigos talentos do cenário cultural ligado à música carnavalesca. A prorrogação será até o dia 06 de março, e visa dar mais tempo para os artistas locais se prepararem para participar da edição de 2022, que em consonância com os protocolos de combate à Covid-19, será totalmente online.
Apesar dos novos prazos, os critérios de participação seguem os mesmos, podendo se candidatar no festival qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos, que seja residente no estado do Maranhão. Cada participante pode inscrever até três músicas, sozinho ou em parceria. Sendo aceito apenas canções e letras inéditas, de temáticas livres, que se enquadrem na modalidade “Marchinha de Carnaval Tradicional”. As composições concorrentes deverão ser originais, inéditas tanto na melodia quanto na letra.
Lembrando que o Festival contará com premiação de 5 mil reais para o primeiro colocado. Segundo e terceiro lugar levarão, respectivamente, 3 e 2 mil reais. E também será premiado, com 1 mil reais, a composição que for eleita na categoria Júri Popular. Todos os vencedores, além da premiação em dinheiro, também ganharão troféus. O pagamento será realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic).
Veja como se dará a seleção:
Inicialmente, todas as composições inscritas passarão por uma triagem, feita por uma comissão julgadora, que escolherá as 12 melhores músicas, tendo com base os seguintes quesitos: melodia, letra, tradição e inovação. Em caso de empate, a ordem desses critérios servirá de base para desempate. O resultado das classificadas será divulgado através do site da Prefeitura a partir do dia 07 de março.
As doze marchinhas classificadas serão executadas e/ou interpretadas por uma banda base, para acompanhar os respectivos autores ou intérpretes das músicas, tanto no festival, quanto nos ensaios, que ocorrerão de 09, 10 e 11 de março, no Conservatório de Música de Imperatriz. A semifinal e a final serão realizadas nos dias 12 e 13 de março, respectivamente. As canções selecionadas se apresentarão no Festival de Marchinhas, em locais a serem indicados, exclusivamente, pela organização do evento e com transmissão online, pelos canais das redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram) da Prefeitura de Imperatriz e da Fundação Cultural.
Para conferir o regulamento completo e a ficha de inscrição, basta acessar https://cultura.prefeituradeimperatriz.com