Notícias

COMBATE DENGUE

Dia D de combate à dengue é realizado em Imperatriz

Ação visa eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti em regiões de maior incidência das arboviroses

Publicado em: 16/12/2025 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Dia D de combate à dengue é realizado em Imperatriz

Agentes realizam visitas domiciliares para identificar possíveis focos de dengue. (Foto: Santiago Silva)

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou nesta terça-feira (16), o dia D de combate à dengue. A ação concentrou-se na região do grande bacuri. Visitas domiciliares com orientações, panfletagem e colocação de cartazes em pontos de maior circulação da comunidade foram realizadas pela equipe. 

“Nosso foco principal nesta mobilização é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, reforçando a prevenção contra dengue, zika e chikungunya, por isso, escolhemos as áreas de acordo com o maior número de arboviroses confirmadas. Até o dia 30 de Novembro do ano corrente, identificamos que o bacuri foi onde tivemos a maior incidência de casos de arboviroses”, explicou o coordenador do Controle de Vetores, Alan Dantas. 

Segundo os dados apresentados, o bairro que recebeu a ação ano passado, o Parque São José, teve uma queda de 97,5% no número de casos das arboviroses. Em 2024 foram identificados 59 casos de dengue e 21 de chikungunya (confirmados em laboratório) na comunidade. Já em 2025, até o mês de novembro, foram identificados apenas 2 casos de dengue. “Almejamos ter um resultado semelhante no bacuri”, disse o coordenador. 

Além do dia D de combate à dengue, a Prefeitura mantém o trabalho intenso durante todo o ano na cidade, o que resultou na queda de 87,6% no número de casos de dengue em Imperatriz no ano de 2025, se comparado a 2024, enquanto o Maranhão teve queda de 52% no mesmo período. 

São realizadas visitas domiciliares em ciclos bimestrais nos 160.037 mil domicílios catalogados. E nos pontos estratégicos com maior probabilidade de proliferação, são realizadas visitas uma vez a cada 15 dias. E quando são encontradas larvas, é feito bloqueio por meio de dedetização. E em situações mais críticas, quando são encontradas áreas com maior risco de proliferação (surto), outras medidas são adotadas para eliminação do mosquito, bem como o uso do fumacê, uma estratégia adicional para controle da dengue.

Notícias