COMPETIÇÃO

Alunos do Projeto Taekwondo nas Escolas disputam os Jogos Escolares Maranhenses

Ao todo 20 alunos/atletas viajarão para as disputas dos JEMs, sendo 11 do Projeto Taekwondo nas Escolas, organizado pela Prefeitura de Imperatriz

Publicado em: 25/06/2024 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Alunos do Projeto Taekwondo nas Escolas disputam os Jogos Escolares Maranhenses

Ao todo, 20 estudantes da modalidade Taekwondo irão representar Imperatriz na capital São Luís, sendo 11 das escolas municipais. (Foto: Dema de Oliveira)

O Projeto Taekwondo nas Escolas, pensado para promover a inclusão social e idealizado pela Prefeitura de Imperatriz, com supervisão da Secretaria Esporte Lazer e Juventude (Sedel) e coordenação de Evandro Silva, vai enviar 11 alunos para as disputas dos Jogos Escolares Maranhenses 2024, em São Luís. Ao todo, no município, serão 20 alunos que concorrerão a etapa regional, incluindo as escolas estaduais, federais e particulares.

Os demais alunos que irão disputar a modalidade do Taekwondo estão distribuídos nas escolas: Colégio Militar Tiradentes (CMT), Graça Aranha, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus de Imperatriz, João Silva (Rede Municipal) e Coelho Neto. Importante salientar que o Projeto Taekwondo nas Escolas iniciou as atividades no dia 3 de março de 2022. Em 2024, o projeto chega ao segundo ano de atividade com total sucesso na formação de atletas.

Todos esses alunos/atletas, das categorias infantis (14 a 15 anos) e infanto (15 a 16 anos), masculino e feminino, campeões dos Jogos Escolares de Imperatrizenses (JEIs-2024), viajarão direto para a disputa dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs-2024), sem a necessidade de disputar a Seletiva Regional, etapa Regional Sul, cuja sede mais uma vez será realizada em Imperatriz de 5 a 13 de julho.

O mestre Evandro Silva destacou que nesses dois anos de atividades do Projeto Taekwondo nas Escolas foi feito um bom trabalho e esse ano vamos para os JEMs, com 11 atletas formados pelo projeto. “Esse ano teremos uma participação muito grande de alunos do projeto nos JEMs. No ano passado só levamos 3, ao todo foram 11 e os demais de escolas da cidade. Fizemos um trabalho muito bom, desde o ano passado. Para os JEMs desse ano a gente teve uma grande satisfação em estar contando com 11 alunos para essa jornada dos JEMs.

Evandro Silva destacou ainda que dos 20 alunos/atletas do Taekwondo, que vão representar Imperatriz nos JEMs, há a possibilidade de 5 se classificarem para a etapa nacional. Também tem escolas de outras cidades que vão para os Jogos, como o mesmo propósito nosso, vencer e nós vamos concorrer com elas”, destacou o mestre Evandro Silva.

A iniciativa do projeto é de formação social e educacional e não apenas esportiva e as atividades acontecem de forma gratuita. O projeto tem também como norma ampliar o acesso de crianças, adolescentes, e jovens estudantes às práticas esportivas formais de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte, respeito, trabalho em equipe, superação e comprometimento.

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Sedel, o projeto começou com 28 alunos, num total de 50 e tem atualmente 65 praticantes.

O secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, destacou as condições favoráveis dadas pelo prefeito Assis Ramos, para poder promover ações como essa. “Nós da Sedel nos sentimos muito felizes em promover ações como essa. Queremos agradecer o prefeito Assis Ramos que, através da Sedel, tem nos proporcionado condições. Esse projeto tem crescido muito e assim como o projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, não está sendo diferente”.