Notícias

EDUCAÇÃO

Estudantes da rede municipal viajam para o Torneio Sesi de Robótica

As equipes apresentarão robôs criados com LEGO® SPIKE™ Prime para realizar missões em duas etapas: o desafio da mesa e a apresentação do projeto, sem a participação dos professores

Publicado em: 14/02/2025 por Matheus Cardoso Lima

Estudantes da rede municipal viajam para o Torneio Sesi de Robótica

Entre elas, a primeira equipe exclusivamente formada por meninas surdas. O torneio acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro no Multicenter Negócios e Eventos. (Foto: Assessoria)

Na noite de quinta-feira, 13 de fevereiro, 17 alunos das Escolas Municipais Wady Fiquene, Marley Sarney e Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, acompanhados por professores técnicos, intérpretes e pela coordenadora do Setor Ciência e Inovação - Robótica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), partiram com destino a São Luís para participar do Torneio de Robótica Sesi – Regional Maranhão. Entre elas, a primeira equipe exclusivamente formada por meninas surdas. O torneio acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro no Multicenter Negócios e Eventos.

Com o tema 'Submerged', o torneio incentiva soluções para problemas ambientais, com foco na poluição marinha e na preservação dos habitats oceânicos. Cada equipe terá a oportunidade de mostrar seus conhecimentos e criatividade ao apresentar robôs desenvolvidos para enfrentar esses desafios ambientais, através da tecnologia e da inovação.

O apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Semed, tem sido fundamental para garantir a participação dos alunos no torneio, como destaca a Secretária Municipal de Educação de Imperatriz, Genilza Sipião: “É motivo de muita alegria estarmos embarcando nossos alunos para este campeonato. A Semed, junto com o nosso prefeito Rildo Amaral, tem trabalhado para garantir o transporte e todas as condições necessárias para que os alunos participem deste evento. Competir em torneios regionais e nacionais de robótica proporciona aos alunos novas experiências, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico, criatividade e, sem dúvida, trazendo uma bagagem cognitiva, emocional e social mais fortalecida”.

A coordenadora do Setor Ciência e Inovação - Robótica da Semed, Conceição de Maria dos Santos Oliveira, compartilhou as expectativas em relação à participação das três equipes. Ela mencionou que, além de desejarem conquistar os troféus, o objetivo principal é proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora, que trará benefícios para a formação profissional e pessoal deles a longo prazo. Segundo a coordenadora, a robótica é uma área fundamental para o futuro dos jovens, pois desenvolve habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

A participação no torneio também reflete os benefícios educacionais da robótica na vida dos estudantes. Wesley Serafim, pai de um dos alunos da equipe da Escola Municipal Wady Fiquene, fala sobre o envolvimento de seu filho no projeto: “Os alunos têm se preparado bastante, com treinamentos intensivos, e estamos confiantes na participação da equipe. A robótica tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento de meu filho, tanto acadêmica quanto pessoalmente, ajudando a desenvolver habilidades como foco, atenção e disciplina”.

Além dos robôs e das apresentações técnicas, cada grupo leva na bagagem 100 buttons para trocar com os demais durante o evento, uma tradição nos torneios de robótica. Cada button representa a identidade de um time e reflete seu esforço e dedicação. A troca vai além de uma simples lembrança, é uma forma de criar conexões e fortalecer laços entre os participantes. Esse gesto simboliza a cooperação, a inovação e o trabalho em equipe, valores fundamentais da robótica.

Notícias