Expoimp

NOVIDADE

Prefeitura leva núcleo de robótica para a Expoimp

Projeto de inovação em tecnologia é conduzido pela Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 04/07/2022 por Kayla Pachêco

Prefeitura leva núcleo de robótica para a Expoimp

Campeonato de futebol de robôs da rede municipal é uma das grandes novidades na 52° Expoimp. (Foto: Kayla Pacheco e Sara Ribeiro)

O stand da Prefeitura na 52° Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), chama a atenção dos visitantes da feira com a apresentação de experiências nas áreas de ciência e tecnologia.

Durante os nove dias de evento, núcleo de robótica da Secretaria Municipal de Educação faz exposição de laboratórios de ciências e matemática, aulas da TV EducaItz, impressora 3D iniciação à robótica.

Divididos em equipes, alunos da rede municipal apresentam mão mecânica e participam de campeonato de futebol de robôs. No domingo, 03 de julho, equipe da escola Antônio Leite venceu a rodada contra a turma da Escola Madalena de Canossa.

“Comecei a participar do clube de robótica no início do ano, e rápido aprendemos os conceitos iniciais. Já montamos e fazemos programação de robôs. Essas aulas três vezes durante a semana no contraturno tem nos ajudado bastante no aprendizado de matemática e ciências. É muito bom porque a gente aperfeiçoa novas habilidades. Já queremos nos formar na área de tecnologia”, planeja Yara Mayara Gomes da Silva, 14 anos, aluna do 9º ano na Escola Madalena de Canossa e uma das competidoras na segunda rodada da competição.

Dentre as ferramentas inovadoras, houve demonstração dos equipamentos e manuseio dos Laboratórios de Robótica e Sala Multiuso, com impressoras 3D e as televisões que são estações interativas com arco infravermelho e toque sensível.

“Aqui temos uma amostra das ações de inovação que hoje fazem parte da estrutura pedagógica da educação municipal. Conforme tem orientado o prefeito Assis Ramos, o investimento em estrutura moderna e confortável inclui também a implementação de recursos que oportunizem aos nossos alunos o desenvolvimento de habilidades para a vida contemporânea”, detalhou o secretário municipal de Educação, José Antonio Pereira.

Ao todo, oito equipes de escolas municipais participam da competição. Partida final será realizada no sábado, 09 de julho, a partir das 19 horas.

“Essa mostra é apenas uma parte de todo o investimento que estamos fazendo para que nossos alunos tenham oportunidade de desenvolver seus talentos. São nossos jovens cientistas, protagonizando o que há de mais moderno nos sistemas de ensino em todo o país”, ressaltou o prefeito Assis Ramos durante abertura do evento.

Expoimp