INCENTIVO

Feira Cidadã promove trabalho de artesãos e gera lucro para a categoria

​​​​​​​ Evento está sendo realizado na Praça de Fátima, Centro, das 8 às 18h e sábado, a partir das 17h, na Beira Rio

Publicado em: 18/11/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Feira Cidadã promove trabalho de artesãos e gera lucro para a categoria

Barracas da Feira Cidadã de Artesanato chama atenção de quem passa pelo local. (Foto: Edmara Silva)

Feira Cidadã de Artesanato traz visibilidade e fomenta trabalho de artesãos locais. Evento que iniciou na última quarta-feira (16), na Praça de Fátima, Centro, se estenderá até o dia 19 de novembro, sábado, na Beiro Rio. Ação da Prefeitura é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e a Associação de Artesãos de Imperatriz (Assari).

O secretário da Sedec, Wilson Filho, explica que “ações da Prefeitura em parceria com a Assari, tem objetivo de enfatizar a visibilidade dos artesãos locais, possibilitando o aumento de lucros entre a classe. As barracas são padronizadas e cedidas para os artesãos exporem seus produtos”, conclui.

Na Feira Cidadã de Artesanato, a população encontrará produtos como artes em madeira, crochê, cerâmica, cartonagem, biscuit, artesanato indígena da nossa região, artesanato feito e esculpido em madeira, bonecas de pano, laços, artesanatos de coração para casa, chaveiro e trabalhos com sementes, fibras e palhas além de macramê e trabalhos de pintura em telas e tecidos.

Cléa Lourenço, artesã da Assari, discorre sobre a importância da realização da Feira Cidadã de Artesanato montada em praça pública. “Esse momento, que saímos de dentro do Centro de Artesanato para praça pública, nos auxilia bastante nos dando visibilidade. Quando estamos nas feiras é bastante movimentado a visitação das pessoas nas barracas. Elas passam, param e perguntam o valor dos nossos artesanatos. Há uma variedade de produtos expostos na minha barraca, mas as pessoas sempre perguntam pelo campeão de vendas, o crochê e as havaianas”.

A dona de casa Elisandra Rodrigues, que mora na Bela Vista, estava passando pelo local e ficou curiosa com a estrutura montada na praça. Ela conta que aproveitou a oportunidade para saber o preço das bijuterias para presentear um familiar. “Fiquei interessada para saber o preço das pulseiras e acabei levando uma para a minha filha. Há muitos produtos interessantes como as tiaras e crochês”, relata.

A artesã Karina Dhaylla, aproveitou a visibilidade da feira para divulgar e vender biscoitos. Ela fala sobre a importância da visibilidade que a feira proporciona para as vendas do seu produto. “Vendo biscoitos de canela, sequilhos, amanteigados, especiarias. O apoio da prefeitura é bom porque ficamos mais visíveis, mais expostos e com isso as pessoas podem ter mais acesso a nós. O que traz as pessoas a virem conhecer um pouco da arte que fazemos e isso é bom demais, ajuda bastante”, declara.

Além da visibilidade que potencializa as vendas dos produtos expostos, Daniela Guerra fala da ressignificação do novo trabalho como artesã e do sentimento em poder participar junto com outras empreendedoras da feira. “Sempre estive no trabalho formal. Me formei e trabalhei em empresas e me deparei com uma situação um pouco difícil, a do desemprego.  O artesanato está no meu sangue, vem da minha mãe e do meu pai, e por fazer parte da minha história tirou um pouco do estresse, do medo, da depressão, porque fiquei ociosa”.

Daniela comercializa bolsas e laços feitos por ela, como uma busca de terapia e nisso acabou encontrando outra forma de remuneração. Após associar-se, a artesã que está participando da Feira Cidadã de Artesanato, falou sobre o momento de estar em praça pública e sua percepção de público em relação ao artesanato.

“Estou aqui me socializando com outras artesãs e participando da Feira, sair de dentro da Assari para praça pública é completamente terapêutico, a gente se sente renovada. Além do contato com o público, expomos os nossos produtos e as pessoas se aproximam e falam da criatividade das nossas peças e isso é muito bacana! A aceitação em relação ao artesanato está sendo vista com outros olhos, não apenas como renda. As pessoas valorizam mais, admiram, estou amando. Estou me descobrindo no artesanato apesar de já está no sangue”.