Fiscalização

SEMARTH

Ação "Cidade Limpa" orienta descarte do lixo

Publicado em: 16/02/2017 por William Castro

Secretaria do Meio Ambiente

Ação "Cidade Limpa" orienta descarte do lixo

Ação "Cidade Limpa" orienta descarte do lixo (Foto: Sara Batalha)

Equipe de fiscais do Núcleo de Educação Ambiental (Nea), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) estão fazendo um levantamento prévio sobre como o lixo é embalado pelos funcionários de bares e restaurantes da Avenida Beira Rio, ambulantes da Praça de Fátima e setor Calçadão. A iniciativa faz parte da ação Cidade Limpa.

A análise inicial observa a forma como são organizados os restos de alimentos, sacolas plásticas, canudos, copos descartáveis e outros materiais descartados. A fiscal Ângela Lima explica que esse trabalho “é somente uma sondagem, para que a gente possa vir depois e colocar as placas indicativas e lixeiras, onde os usuários vão depositar seus resíduos”. 

Para o garçom Rodrigo Lima, que trabalha em um dos restaurantes localizados na Beira Rio, são os próprios pedestres que jogam o lixo em qualquer lugar e não preservam a avenida limpa. Ele ressalta a importância do armazenamento correto dos entulhos, para que a cidade fique mais bonita e agradável.

Após o levantamento, o próximo passo será a realização de uma reunião entre a equipe do Nea com os proprietários, funcionários e ambulantes dos pontos diagnosticados, para explicar de forma simples e didática a sinalização e colocação das lixeiras.

Fiscalização