Gestão ambiental de Imperatriz é agraciada com o Prêmio Guará 2023

Premiação contempla os envolvidos com as questões ambientais do Estado do Maranhão

Publicado em: 01/02/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Gestão ambiental de Imperatriz é agraciada com o Prêmio Guará 2023

Representando a secretária, Rosa Arruda, a universitária Iana Amber Nascimento, ladeada pelo presidente da AMEA, Sérgio Silva, entidade promotora do evento (Foto: Maira Soares)

Em reconhecimento aos projetos e ações ambientais desenvolvidos em Imperatriz pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), o município foi agraciado na terça-feira (31), pela Associação Maranhense dos Engenheiros Ambientais (AMEA), com o Prêmio Guará 2023. O acontecimento foi realizado no Centro Ambiental Ribeira, em São Luís. A premiação faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Engenheiro Ambiental, 31 de janeiro. O evento contou com a participação de representantes de diversos seguimentos da sociedade, secretária de Estado de Meio do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Raysa Queiroz, e secretária de Meio Ambiente de Imperatriz, Rosa Arruda, foi representada pela acadêmica do Curso de Direito, Iana Amber Nascimento.

“Essa indicação é um reconhecimento do processo de gestão ambiental que vem sendo desenvolvido em nossa cidade, desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos. Agradecemos a entidade promotora da premiação, em nome de seu presidente, Sérgio Silva, e as diversas pessoas que nos ajudam a crescer e assim, faço questão de compartilhar este agradecimento com todos os servidores da Semmarh que até aqui acompanharam e auxiliam na expansão de iniciativas ambientais e na promoção da sustentabilidade de Imperatriz”, destacou a secretária da Semmarh, Rosa Arruda.

Essa é a terceira vez em que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) tem seus trabalhos reconhecidos por instituições conceituadas do estado. Em 2019, por exemplo, todos os projetos e ações ambientais realizadas em Imperatriz levaram a Semmarh a ser agraciada com o 1º Prêmio de Gestão Ambiental do Maranhão, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), e no mesmo ano obteve ótima avaliação do Tribunal de Contas Estadual (TCE) sobre a gestão ambiental municipal.

A secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, fez questão de “ressaltar que esse trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar capacitada, e dentre estes, é composta por três engenheiros ambientais, onde dois são efetivos e um é nomeado”. Ela reforçou ainda que “com o suporte da nossa equipe conseguimos avançar na gestão ambiental municipal, principalmente na gestão de resíduos sólidos, na elaboração dos Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e da Coleta Seletiva (PMCS), além do avanço na implantação a coleta seletiva municipal no ano de 2018, onde até o momento, já coletou e encaminhou à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari) mais de 2 mil toneladas de materiais recicláveis”, reforçou a titular da Semmarh.

Por fim, a titular da Semmarh, Rosa arruda, disse que “a gestão do prefeito Assis Ramos, vem trabalhando, de forma exímia, desde 2017 para a implantação do Aterro Sanitário Municipal de Imperatriz, estando em fase de construção, onde o mesmo será o 1º Aterro Sanitário Público do Maranhão, um grande avanço no cumprimento à PNRS, Lei 12.305/2010”, finalizou.