SEGURANÇA PÚBLICA
GMI cumpre três mandados de prisão em menos de 24 horas em operação integrada de segurança
Ações envolveram equipes da Inteligência, apoio da Polícia Civil e resultaram na detenção de suspeitos por tentativa de feminicídio, estupro e tráfico de drogas

GMI realiza a condução de suspeito durante operação que cumpriu três mandados de prisão em menos de 24 horas. (Foto: Divulgação/GMI)
A Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI) registrou, em menos de 24 horas, o cumprimento de três mandados de prisão em Imperatriz. As ações foram executadas pela Coordenação de Inteligência da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), com suporte das equipes operacionais da GMI e da Polícia Civil, resultando na captura de suspeitos envolvidos em crimes graves como tentativa de feminicídio, estupro e tráfico de drogas.
A primeira prisão ocorreu na noite de segunda-feira (1º), quando os agentes localizaram, no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), um homem com mandado de prisão expedido pela Vara da Infância e Juventude. Ele é acusado de tentativa de feminicídio (Art. 121, §2º) e lesão corporal em contexto de violência doméstica (Art. 129, §9º). Após receber alta médica, o suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais.
Na manhã de terça-feira (02), outra equipe da GMI, com apoio da Polícia Civil, deteve no bairro Vilinha um indivíduo procurado por estupro (Art. 213 do Código Penal). O mandado foi expedido pela 5ª Vara Criminal de Imperatriz. Ainda na terça-feira, um terceiro suspeito foi localizado e preso no bairro João Castelo. Ele tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas (Art. 33 da Lei 11.343/2006). A abordagem foi realizada sem intercorrências, e o conduzido também foi apresentado à autoridade competente.
O secretário de Segurança Pública Integrada, Hílderson Alves, destacou que o trabalho integrado tem sido fundamental para o fortalecimento das ações de segurança no município. “A secretaria, através da Guarda Municipal, vem atuando de forma alinhada com a Polícia Civil no cumprimento de mandados de prisão. Esse trabalho conjunto fortalece as operações, aumenta a precisão das ações e garante mais segurança para a nossa população. Quando cada instituição cumpre seu papel e atua de maneira integrada, quem ganha é a cidade”.
Ao longo de 2025, a GMI já cumpriu 36 mandados de prisão, resultado de operações planejadas, técnicas e alinhadas aos protocolos legais. A verificação das ordens judiciais é feita por meio do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), garantindo precisão e segurança nas ações. Após a confirmação dos mandados, a Guarda Municipal realiza levantamentos complementares utilizando ferramentas oficiais dos órgãos de segurança pública, aumentando significativamente o índice de êxito nas operações.
Lembrando que, a população pode contribuir com informações de forma anônima pelo número (99) 99120-7328, ajudando a fortalecer o combate à criminalidade.




