MANUTENÇÃO

Grama sintética da Arena de Fut 7 do Barjonas Lobão recebe manutenção periódica

O trabalho é necessário para proporcionar o aumento da durabilidade e vida útil do gramado

Publicado em: 03/02/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Grama sintética da Arena de Fut 7 do Barjonas Lobão recebe manutenção periódica

A manutenção de grama sintética é fundamental para que o espaço fique limpo, tenha densidade uniforme e aplanada, com escoamento ideal para que não haja acúmulo de água durante a chuva (Foto: Assessoria)

A Arena de Fut 7 do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, a primeira de propriedade do município de Imperatriz, e, que vem sendo usada pelos desportistas da cidade, passa por manutenção periódica. A cada três meses o gramado sintético desse mais novo espaço para a prática de Futebol Society, tem de passar por manutenção.

O objetivo é manter o espaço limpo, a densidade uniforme e aplanada, com escoamento ideal para não haver acúmulo de água durante a chuva. Outro fator importante é proporcionar o aumento da durabilidade e vida útil do gramado.

Caso não receba a manutenção adequada, a grama sintética passa a apresentar uma aparência desgastada, com suas fibras amassadas e o material de preenchimento distribuído no gramado de maneira disforme, o que, além da estética, pode prejudicar o desempenho dos jogadores nas partidas.

A manutenção do gramado sintético é tão imprescindível que até mesmo a FIFA, que regulamenta a aplicação da grama artificial em campos de futebol e centros de treinamento profissional, tem se dedicado a pesquisar o quanto a manutenção correta pode não apenas aumentar a durabilidade da superfície, mas também impactar positivamente na velocidade, no quique de bola e no desempenho e segurança dos atletas, principalmente isso.

A cada manutenção feita são colocados uma certa quantidade de areia, bem como borracha, procedimento normal, em se tratando de campo com gramado sintético. No que se refere a borracha, que tem de estar triturada, é colocado de cinco a dez toneladas a cada manutenção. Isso faz com que o gramado resista, principalmente no que se refere a Arena do Complexo Barjonas Lobão, que vem sendo muito utilizada pelos desportistas imperatrizenses, que têm elogiado muito a iniciativa da Prefeitura e Sedel, em ter construído essa Arena. Outro setor que é alvo de manutenção, e praticamente todos os dias, é no que se refere a iluminação da Arena, que é de Led.

“Toda essa manutenção é feita para que o gramado possa ter vida útil mais longa, mas principalmente para que possamos dar as melhores condições possíveis aos usuários da Arena do Barjonas Lobão”, pontuou o Secretário Adjunto, Rodrigo Ramos.

A Arena de Fut 7 do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, é oficial e pode receber jogos de Fut 7 a nível nacional, estadual e internacional, com as medidas oficiais de 35 metros de largura e 55 de comprimento. Foram implantados no local 1.800 metros quadrados de grama sintética.

O secretário Luiz Gonzaga, precursor da ideia da reforma e implantação de grama sintética no campo de Fut 7 do Barjonas Lobão, e, imediatamente endossada pelo prefeito, Assis Ramos, destacou que “mesmo com a manutenção que é feita a cada 90 dias, as atividades não param e o desportista imperatrizense tem o seu tempo de lazer, que só o esporte, principalmente o futebol, pode proporcionar”.