Homenagens

IMPERATRIZ 165 ANOS

Novos comendadores de Imperatriz recebem honraria nesta quinta

Distinção honrosa ‘Orgulho da Gente’ e ‘Troféu Jurivê de Macedo’ homenageiam personalidades por suas contribuições à cidade

Publicado em: 19/07/2017 por William Castro

Assessoria de Comunicação

Novos comendadores de Imperatriz recebem honraria nesta quinta

Nas fotos os homenageados com a Comenda (Foto: Assessoria)

            Um dos eventos mais tradicionais do aniversário de Imperatriz, a entrega da Comenda Frei Manoel Procópio, será realizado nesta quinta (20), às 19h30, no Palácio do Comércio, no Centro, e, encerra as festividades dos 165 anos do município. A solenidade que homenageia sete personalidades que fizeram ou fazem história na cidade, mais uma vez será acompanhada da entrega do Troféu Jurivê de Macedo, e da distinção honrosa “Orgulho da Gente”, que reconhecem o trabalho de profissionais em diversos setores.

            “Além de homenagear com a Comenda as personalidades que nos ajudam a construir a história local, nada mais justo que reconhecer aqueles que representam o espírito do povo de Imperatriz, com trabalho digno e comprometido e que enriquece nossa cidade, temos, também, o Troféu Jurivê de Macedo, em memória ao grande jornalista, professor e advogado que foi, e a Distinção Honrosa Orgulho da Gente, com os profissionais que fazem de nossa Imperatriz uma grande cidade” – afirmou o prefeito Assis Ramos.

Conheça um pouco de cada homenageado:

 

COMENDA FREI MANOEL PROCÓPIO

Tenente-Coronel Roberto Furtado – Comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva desde 2014. Antes, o Tenente-Coronel de Infantaria Roberto Furtado Batista servia no Comando Militar do Norte.

Padre Francisco Lima – Nasceu em Araguatins. Veio estudar em Imperatriz em 1979. Em 1984 entrou para o Seminário em São Luís e em 15 de julho 1990 foi ordenado padre na Catedral Nossa Senhora de Fátima. Foi o primeiro padre ordenado pela Diocese de Imperatriz.

Maria Eline Barbosa Oliveira – Graduada em Geografia e Mestra em Gestão Universitária. Foi professora da Rede Estadual de Ensino e na UEMA. Na Gestão Municipal de Imperatriz, já exerceu os cargos de Assessora de Planejamento da Secretaria da Educação, Chefe de Gabinete do Prefeito e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico.

Márlon Reis – Advogado especialista em Direito Eleitoral e Partidário, com atuação nos Tribunais Superiores, é um dos idealizadores e relatores da Lei da Ficha Limpa. Em 1997, se tornou juiz de direito. Em 2008, veio para a Comarca de João Lisboa, sendo autorizado pelo Tribunal de Justiça a residir em Imperatriz.

Mauro de Alencar Fecury – Proprietário das instituições de ensino Uniceuma, no Maranhão, da Unieuro, no Distrito Federal, e Faculdade Metropolitana da Amazônia, em Belém. É pai do ex-deputado federal pelo Maranhão e suplente de suplente de senador Clóvis Fecury.

Jadilson Cirqueira de Sousa – Promotor da 3ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, e especialização em Ciências Jurídico-Urbanístico Ambientais na Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa.

Francisco Luis Escórcio Lima (Chiquinho Escórcio) – Nascido em São Luís, em 18 de julho de 1949 é advogado e político. Com uma folha extensa de serviços prestados  ao Maranhão, foi suplente de senador (1995-2003), senador (1996) e deputado federal (2011-2015).

 

TROFÉU JURIVÊ DE MACEDO

Jornalista: Oldemar Pereira de Oliveira (Dema de Oliveira) – Mineiro de Teófilo Otoni, veio para Imperatriz em 1973. Trabalhou como contador e começou a carreira jornalística no extinto Jornal A Tribuna. Desde 1994, trabalha no Jornal O Progresso, onde ocupa os cargos de editor de esportes e polícia.

Advogado: João Jacob Said – Filho de imigrantes sírio e libanês, nascido no Estado de São Paulo, há 44 anos reside em Imperatriz. Pioneiro da advocacia na região tocantina, foi doador dos terrenos para construção das escolas municipais Wady Fiquene e Jair Rosignoli. João Jacob já realizou diversas ações pela cidade de Imperatriz e em 2012 foi homenageado com a entrega da Comenda Frei Manoel Procópio.

Professor (a): Maria Ivanilde Oliveira dos Santos – Fundou a educação de surdos e atualmente é professora da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), diretora pedagógica da Associação de Surdos de Imperatriz (ASSIM) e gestora da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco P. Filho (primeira escola bilíngue do Maranhão e segunda do Brasil). Já foi premiada com o Título de Cidadã Imperatrizense, Comenda Frei Manoel Procópio e Medalha Mérito Timbira.

 

ORGULHO DA GENTE

Maria da Glória de Araújo Cortez – Paraense, casou-se com o imperatrizense Mário da Rocha Cortez,  em 1973. Em 1998, 1995 e 2003 teve diagnósticos de câncer de mama, fato que trouxe-lhe a motivação para fundar, junto a outros, a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (AMPARE).

Carlinhos Veloz – Nascido em Recife, sua trajetória começou em Imperatriz, pois é aqui que o compositor e cantor intitula-se Carlinhos Veloz e vence diversos festivais da região tocantina. É neste mesmo rio e na cidade que surge a música “Imperador Tocantins”.

Thiago Bardal – Natural de São Paulo (capital), veio para Imperatriz como delegado da Polícia Civil. Na Regional de Polícia Civil em Imperatriz, Bardal passou cinco anos e comandou o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), núcleo de Imperatriz. Em 2015 recebeu a medalha Mérito Policial Civil.

Homenagens