Homenagens

MEMÓRIA

Portal do Município vai imortalizar gente que fez Imperatriz

Arquivo de mais de 100 fitas VHS, da década de 1980, está sendo revisto e digitalizado

Publicado em: 29/05/2017 por William Castro

Assessoria de Comunicação

Portal do Município vai imortalizar gente que fez Imperatriz

O trabalho é minucioso, pois envolve tecnologia já fora de uso e fitas magnéticas armazenadas ha muitos anos. Eduardo Franklin, é responsável pela construção do novo Portal do Município (Foto: Dávila Henrique)

            Personalidades que marcaram a história de Imperatriz e que já não estão mais aqui, vão ser revividas no Portal do Município, www.prefeituradeimperatriz.com.br, mantido pela Prefeitura de Imperatriz. O jornalista Jurivê de Macedo, o intelectual Adalberto Franklin, o empresário Pedro Américo Sales Gomes, o produtor cultural Luís Brasília, os radialistas Moacir Spósito, Wilson Alysson e Manoel Cecílio, o pecuarista Zequinha Rocha, os políticos Leo Franklin, Renato Moreira, José de Ribamar Fiquene, Carlos Amorim, Milton Lopes e Davi Alves Silva, e a professora e historiadora Edelvira Marques vão reaparecer  em recortes jornalísticos da década de 1980, todos falando sobre questões de uma das épocas mais efervescentes da cidade.

            O trabalho é minucioso, porque envolve tecnologia já fora de uso e fitas magnéticas armazenadas há muitos anos, muitas parcialmente deterioradas pela má conservação. Eduardo Franklin, responsável pela construção do novo Portal do Município, se emocionou ao se deparar com imagens de 1989 do seu pai, Adalberto Franklin, falando sobre um jornal da igreja católica que ele editava. Adalberto morreu já em 2017 e quem o entrevista é Jurivê de Macedo, falecido em 2010.

            O prefeito Assis Ramos, PMDB, acompanha a montagem desse trabalho que considera importante para a memória da cidade. “Quem não preserva sua história e não rende homenagem aos seus vultos, não pode vislumbrar um futuro auspicioso. Essa gente que vamos imortalizar tem muito a ver com a grandiosidade de Imperatriz, é o melhor da nossa história recente. Isso também é uma forma de não deixarmos que elas desapareçam de vez do coração dos imperatrizenses”- disse o prefeito.

            Não são só os mortos que habitam esses arquivos de vídeo que estão sendo resgatados pelo portal oficial do município. Jornalistas que ainda hoje estão na ativa (ou que já se aposentaram) vão aparecer nesses recortes, com as feições de ha 30 anos, uns atuando como repórteres e outros como personagens dos fatos da época. Dentre eles, Edmilson Sanches, Jânio Arley, Sérgio Macedo, Odair Moreira, Antonio Filho e Tácito Garros.

Homenagens