Notícias

EDUCAÇÃO

Imperatriz leva 24 alunos-atletas da rede municipal ao Meeting Paralímpico em São Luís

Os finalistas terão vaga garantida na etapa nacional, marcada para novembro, em São Paulo

Publicado em: 23/07/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO

Imperatriz leva 24 alunos-atletas da rede municipal ao Meeting Paralímpico 
em São Luís

Anna Sophia Viana de Araújo, aluna do 7º ano da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho, representará o município na etapa regional do Meeting Paralímpico na prova de salto em distância. (Foto: Assessoria)

Com uma bagagem de inclusão, educação e esporte, a delegação formada por 34 pessoas, entre alunos-atletas, acompanhantes, intérpretes e técnicos da rede municipal de ensino, embarca nesta quarta-feira, 23 de julho, com destino à etapa regional do Meeting Paralímpico, em São Luís. Os atletas seguem para a competição com o apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O Meeting Paralímpico é um evento voltado a pessoas com deficiência, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com patrocínio das Loterias Caixa. Ao todo, 24 estudantes com deficiência física, paralisia cerebral, surdez, entre outras condições, representarão o município nas competições dos dias 26 e 27 de julho.

Os alunos competirão nas modalidades de atletismo, tênis de mesa e bocha paralímpica. Imperatriz será representada por estudantes das escolas municipais Madalena de Canossa, Maria Evangelista, Afonso Pena, Frei Manoel Procópio, Pedro Abreu, Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho, Maria das Neves, Santa Maria, Antônio Leite, Princesa Isabel, Maria Francisca e Sousa Lima.

O coordenador da delegação, do setor de Educação Física da Semed, Giorvani de Pinho, destacou o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação com mais um evento esportivo. “Estamos recebendo total apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação, por meio da secretária Genilza Sipião, atendendo a uma determinação do prefeito, estamos garantindo toda a estrutura necessária para a participação dos nossos estudantes com deficiência, incluindo passagens e kits de uniforme”, pontua.

Para a intérprete Havila Sâmua Oliveira Santos, a rede municipal de ensino assegura a participação dos atletas ao também oferecer apoio na comunicação e interação. “Teremos intérpretes no evento, e a importância disso é promover a acessibilidade entre os alunos surdos e ouvintes, bem como entre os técnicos que necessitam desse intercâmbio. Pensamos em ampliar a acessibilidade na comunicação para todos os participantes”, pondera.

Marlon Silva Barroso, atleta desde 2023 da Escola Municipal Madalena de Canossa, representa o município na modalidade de atletismo, nas provas de 60 e 100 metros, além do arremesso de peso. O estudante destaca a importância da inclusão por meio do esporte: “Minha expectativa é representar bem minha escola e o município, conquistar bons resultados nas provas, trazer medalhas e garantir minha participação na próxima fase. Quero também ser um exemplo de superação para outras pessoas com deficiência, mostrando que o esporte promove inclusão e igualdade”, afirmou o atleta.

Os alunos-atletas que vencerem a etapa regional do Meeting Paralímpico conquistarão vagas para a etapa nacional, prevista para novembro, em São Paulo. 

Notícias