PROERD
Imperatriz realiza formatura do PROERD com 90 alunos do 5º ano
Estudantes das Escolas Municipais Antônio Leite Andrade, Maria Evangelista de Sousa e Professor José Queiroz receberam certificados de conclusão do curso.
Publicado em: 23/12/2025 por Nayane Brito

Cerimônia de formatura dos alunos do 5º ano das Escolas Municipais Antônio Leite Andrade, Maria Evangelista de Sousa e Professor José Queiroz. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, realizou o encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), com a solenidade de formatura dos alunos do 5º ano das Escolas Municipais Antônio Leite Andrade, Maria Evangelista de Sousa e Professor José Queiroz. O evento foi realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB), e reuniu servidores da SEMED, representantes das forças de segurança, alunos, familiares e educadores.
A cerimônia marcou a conclusão de um ciclo importante na formação cidadã dos estudantes e destacou valores como respeito, responsabilidade, tomada de decisões seguras e a prevenção ao uso de drogas e à violência. O PROERD tem como objetivo orientar crianças e adolescentes a fazerem escolhas conscientes e a contribuir para a construção de um futuro mais seguro.
A solenidade contou com momentos simbólicos, como a entrega de certificados, a premiação dos estudantes destaques nas produções textuais, o juramento dos alunos e apresentações culturais, em reconhecimento ao empenho e à dedicação dos formandos ao longo do programa.

De acordo com o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, a formatura representa um compromisso com o futuro da cidade. “Quero pedir a cada herói e heroína que receberam hoje o diploma do PROERD que sejam propagadores do bem. Levem boas notícias aos colegas e mostrem que, com droga e violência, ninguém chega a lugar nenhum. Vocês têm um dever de vida: dizer não às drogas, dizer não à violência e levar esperança para a nossa cidade”, destacou o prefeito.
Para a secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, o processo educativo vai além da sala de aula e dos conteúdos curriculares tradicionais e se amplia por meio de parcerias e atividades extracurriculares desenvolvidas com instituições parceiras, como no PROERD. “Sabemos da valorização que a Polícia Militar tem dado a esse programa, que é essencial para nossas crianças e jovens, especialmente como forma de prevenção ao uso de drogas. Vocês, estudantes, são multiplicadores, e todos os princípios e ensinamentos aprendidos ao longo deste semestre devem ser levados para casa, para o bairro, para a escola e para todos os ambientes por onde passarem”, ressaltou.
O comandante do CPAI-3, tenente-coronel Emerson Costa, destacou a importância do PROERD como uma das principais ações preventivas desenvolvidas pela Polícia Militar e como uma oportunidade de aproximação com a comunidade escolar e a sociedade. “O programa orienta os estudantes a se manterem afastados das drogas e da violência, ensinando-os a dizer ‘não’ diante de convites e pressões, inclusive de colegas. São dez lições que reforçam valores como cidadania, respeito e convivência social, ministradas por policiais militares capacitados que se dedicam à formação das crianças”, afirmou.

A vivência dos estudantes ao longo do PROERD também foi destacada pelos próprios alunos. Artur Gabriel Cardoso de Ribamar, de 11 anos, estudante da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, falou sobre a experiência de participar do programa. “Aprendemos sobre a prevenção ao uso de drogas, bebidas alcoólicas, crimes e tráfico. Os instrutores ensinaram a gente a não roubar, a não entrar no mundo do crime e a ser justo”, relatou o estudante.
Durante o desenvolvimento do programa, os alunos utilizaram o livro do 5º ano, elaborado pelo Ministério da Cidadania, que reúne ilustrações para colorir e atividades pedagógicas. O material contribuiu para um processo de aprendizagem lúdico, interativo e alinhado aos objetivos educativos do PROERD.



