TRABALHO

Imperatriz recebe 30 municípios para debater metas do Selo Unicef

Cidade é referência no trabalho realizado para garantir a certificação

Publicado em: 18/11/2022 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz recebe 30 municípios para debater metas do Selo Unicef

Representantes estaduais, do Ministério Público e Defensoria Pública, além da Prefeitura de Imperatriz, participaram do encontro (Foto: Edmara Silva)

O encontro Café com Trilhas foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Imperatriz, nesta sexta-feira (18), para debater sobre os caminhos a serem percorridos para alcançar a certificação do Selo Unicef 2021 – 2024. Mais de 30 municípios maranhenses estiveram presentes na reunião.

A pauta principal também está relacionada a cobertura vacinal das crianças e adolescentes, já que se trata de uma das vertentes trabalhada pelos articuladores do projeto. Articuladora do Selo Unicef na cidade, Mikaelly Santos, ressalta que o trabalho em Imperatriz é visto como exemplo pelos demais municípios, uma vez que todas as metas de 2022 já foram alcançadas.

“Coloco que é uma honra receber nossos companheiros de lutas para tratarmos juntos sobre as metas, fortalecer as atividades, impulsionar e motivar cada um. Que a paixão desse trabalho seja a consequência de uma futura certificação”, destaca a articuladora.

Secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, ressalta como essas políticas públicas impactam de forma positiva na vida das pessoas. “Eu já fui uma criança assistida por projetos sociais. Sei que eles podem mudar vidas das crianças, como a minha”, comenta.

Outras abordagens foram trabalhadas, como programas de saúde mental voltados para adolescentes e jovens, preparação de políticas municipais para prevenção de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, e fortalecimento do Conselho Tutelar. A busca para garantia do Selo envolve várias secretariais municipais, como Saúde, Desenvolvimento Social e Educação.

Coordenadora da Atenção Básica de Imperatriz, Sormanne Branco, explanou sobre as metas de vacinação que serão trabalhadas para atingir os objetivos. “Devido à pandemia, o foco esteve na Covid, mas vamos redobrar os esforços e também vacinar contra as demais doenças e alcançar todas as metas”, conclui.

Selo Unicef

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.