RECORDE

Futsal, o esporte mais popular dos JEI's

Modalidade tem mais de mil inscritos nas competições

Publicado em: 25/05/2018 por João Rodrigues

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Futsal, o esporte mais popular dos JEI's

Com mais de mil atletas inscritos, Futsal é o esporte mais popular dos JEI's 2018. (Foto: Patrícia Araújo)

Semelhante ao futebol de campo, o futsal é um esporte coletivo com peculiaridades que vêm conquistando muitos adeptos no Brasil ano a ano, desde que passou a ser praticado no país em 1935. A maior referência brasileira nesse esporte é Falcão, o ala esquerda incomparável, que foi o maior artilheiro em copas do mundo da modalidade.

O futsal surgiu no Uruguai nos anos 1930, a partir de experiências do professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier, com objetivo de promover maior integração entre jovens cristãos de uma entidade da qual fazia parte. Quando chegou ao Brasil, ainda como futebol de salão, a modalidade passou a chamar a atenção, principalmente, de amantes e simpatizantes do futebol pela semelhanças com o esporte que mais tarde viria ser a paixão nacional do Brasil, o futebol de campo.

Dentre as regras específicas que diferenciam o futsal do futebol de campo, por exemplo, estão o número de jogadores que, inicialmente, eram de sete por equipe, mas devido aos ajustes o número caiu para 10 atletas no total, sendo cinco em cada equipe.

Referências no Maranhão

O paulista Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido por Falcão virou uma referência mundial, uma espécie de Pelé do futsal, mas, também, temos no Maranhão atletas que dão orgulho na modalidade. No Estado, o destaque é Wemerson Alves, conhecido por Rivaldo, tricampeão maranhense e imperatrizense na categoria infanto de futsal.

O atleta Taynan, jogador profissional de futebol de campo e atua no Imperatriz, também, já conquistou títulos de campeão de futsal em competições nacionais, estadual e municipal.

A equipe do Centro de Ensino Graça Aranha, da Rede Estadual de Ensino, é um dos destaques dos JEI's no futsal por ter conquistado quatro títulos dos jogos imperatrizenses, quatro vezes campeã brasileira, bicampeã maranhense.

Popularidade nos JEIs

O futsal é o esporte mais popular dos Jogos Imperatrizenses 2018 com 1.114 atletas inscritos e abre o primeiro dia de disputas. Para se ter uma ideia, no pré-mirim e mirim são 57 jogos, sem citar as demais categorias. Pré- Mirim masculino: 13 escolas; Mirim masculino: 17; Infantil masculino: 32; Infantil feminino: 5; Infanto masculino: 30 escolas; e Infanto feminino: 4 escolas.