Alunos passam por avaliação médica para competirem nos JEI's

Cerca de três mil estudantes serão submetidos a bateria de exames

Publicado em: 04/05/2018 por João Rodrigues

Alunos passam por avaliação médica para competirem nos JEI's

Ao todo, três mil alunos serão submetidos a bateria de avaliações em 10 polos educacionais até 14 de maio (Foto: Edmara Silva)

Equipe composta por dois médicos, duas enfermeiras e um supervisor, a serviço da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta sexta-feira, 4, exames em estudantes que pretendem participar dos Jogos Escolares de Imperatriz, JEI's. Ao todo, três mil alunos do Município serão submetidos a bateria de avaliações em 10 polos educacionais até 14 de maio.

“A escola tem a liberdade de inscrever seu aluno nos jogos escolares, mas só depois de passar pelos exames, e ser aprovado, é que ele estará apto a participar de qualquer modalidade esportiva”, ressaltou o supervisor do Polo Vila Vitória, Raphael Cardoso.

A médica clínica geral, Stefany Vieira, destacou que a avaliação é rápida e o resultado é divulgado na hora. “Os exames que a gente faz aqui são para procurar algo que esteja mais evidente, como por exemplo, sopro no coração e se o paciente tem asma. Fazemos uma escuta cardíaca e pulmonar, conferimos a pressão arterial e se estiver tudo bem o aluno é liberado”, explicou.

No caso de positivo para sopro no coração, uma doença cardíaca que impossibilita a criança de fazer esforço físico, a anormalidade será informada à escola e o estudante terá recomendação para modalidades esportivas que não exijam esforço, como dama e xadrez.

Dentre os 60 estudantes convocados para realização de exames na Escola Municipal José de Queiroz, na Vila Vitória, estavam Clodomir Tiago Alencar Colares, 14 anos, que integra o time de futsal infanto da escola. “É muito importante fazer estes exames porque a pessoa vai saber se está bem e vai poder participar dos jogos. Eu participei ano passado”.

A estudante Itainara Santos Morais, 12 anos, não conseguia esconder a ansiedade para ser avaliada: “Estou um pouco nervosa, mas vou fazer porque quero competir”, revelou.