SOCIAL

Mais de 800 famílias são beneficiadas pelo Programa de Distribuição de Leite da Prefeitura

O público-alvo são os inscritos no Cadastro Único e que possuem Número de Identificação Social (NIS)

Publicado em: 24/01/2023 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

O Ponto de Distribuição de Leite está localizado na Rua Coronel Manoel Bandeira, ao lado do Centro Pop. (Foto: Patrícia Araújo)

“O leite está muito caro e essa entrega vai ajudar muito”, a declaração é de Sandra Leal, uma das beneficiadas pelo Programa Alimenta Brasil (PAB) — Modalidade Leite. Implementada nesta terça-feira (24) pela Prefeitura, a iniciativa começou a entrega de leite para mais de 800 famílias assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Além de Sandra, que possui uma filha de poucos meses de idade, milhares de pessoas irão receber essa complementação alimentar em Imperatriz.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Dorielton Xavier, inicialmente a entrega do alimento será feita semanalmente para as famílias no Ponto de Distribuição de Leite do Programa Alimenta Brasil. “Nesse primeiro momento são cerca de 2.800 litros de leite. Ou seja, cada família vai receber leite de imediato, uma vez por semana”, explica.

Ainda segundo o titular da pasta, a implementação do PAB — Modalidade Leite tem uma importância essencial para as famílias que estão em situação de insegurança alimentar e também outros setores sociais. “O nosso público-alvo são aquelas famílias que são acompanhadas pelos Cras, mas também vão receber esse alimento as entidades sociais, ONGs, abrigos e outros locais que se cadastraram para receber o leite”, completa.

A deputada eleita Janaina Ramos (Republicanos) esteve presente na inauguração do Ponto de Distribuição e ressaltou a execução do Programa entre o Governo Federal e Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz. “Essa entrega visa essencialmente o combate da insegurança alimentar e nutricional de mais de 800 famílias, mas, também, chega para fortalecer a economia da região, com a compra desse produto adquirido diretamente dos pequenos produtores rurais”, destaca.

O Ponto de Distribuição de Leite do Programa Alimenta Brasil

Sobre o funcionamento do Ponto de Distribuição, o coordenador do local, Odair Lima, explica que a princípio a entrega do alimento funciona na Rua Manoel Coronel Bandeira, ao lado do Centro Pop. “Os cadastrados no Cras são nosso público-alvo inicial, porém, posteriormente, estaremos abrindo novos cadastros na medida que a cota for aumentando, para contemplar mais pessoas que precisam. O objetivo é ampliar o acesso cada vez mais”, diz.

Onde fica o Ponto?

— Na Rua Coronel Manoel Bandeira — entre 13 de Maio e Avenida Santa Teresa, ao lado do Centro Pop

— Atendimento das 8h às 14h

— Quem recebe? Famílias cadastradas no CRAS, inscritas no Cadastro Único e que possuem Número de Identificação Social (NIS)