Notícias

SERVIÇOS

Meio Ambiente realiza ações em comemoração ao Dia do Rio

Data foi celebrada com plantio de mudas e recolhimento de lixo na Beira Rio e Cais do Porto

Publicado em: 24/11/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente realiza ações em comemoração ao Dia do Rio

Durante as atividades foram plantadas 55 mudas da especies sombreiro e cumaru (Foto: Maira Soares)

Em comemoração ao Dia do Rio, celebrado hoje, 24 de novembro, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou nesta quinta-feira, o plantio de mudas e recolhimento de resíduos na Beira Rio e no Cais do Porto. Foram plantadas 55 mudas de árvores das espécies sombreiro e cumaru e os recicláveis coletados foram destinados para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), onde são beneficiadas, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

Imperatriz é uma cidade privilegiada por ter como uma de suas principais riquezas, o Rio Tocantins. E hoje é uma data em que visa lembrar a importância dessa fonte primordial de água doce e da necessidade de preservá-la”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

As ações foram coordenadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, que tem como diretora a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares. As atividades contaram com a participação de integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental, AJA, e o apoio da Superintendência de Limpeza Pública, SLP.

“A Secretaria de Meio Ambiente tem desenvolvido trabalhos de monitoramento e retirada de materiais que, infelizmente, ainda encontramos às margens do Rio Tocantins. Também temos conscientizado a comunidade sobre a importância de se preservar os recursos hídricos. Nas escolas trabalhamos a educação ambiental como estratégia fundamental para se garantir a sobrevivência do nosso rio e de todas as formas de vida”, enfatizou Bárbara Brenda.

Meio Ambiente realiza ações em comemoração ao Dia do Rio

Imperatriz é banhada pelo rio Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, atrás apenas do São Francisco. Ele percorre 2.416 quilômetros desde a sua nascente, no estado de Goiás, até a sua foz, na Baía do Marajó, próximo à cidade de Belém, capital paraense. Na região do Bico do Papagaio, ele recebe as águas do rio Araguaia, formando assim uma das mais importantes bacias hidrográficas do país, a Bacia do Tocantins-Araguaia.

Notícias