Notícias

REGULARIZAÇÃO URBANA

Mutirão de Regularização Fundiária é realizado no Bacuri

Ação garante segurança jurídica e valorização dos imóveis para moradores da área urbana

Publicado em: 05/08/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Mutirão de Regularização Fundiária é realizado no Bacuri

A Serf orienta moradores durante o mutirão de regularização no Bacuri, etapa essencial para garantir o direito à moradia legalizada. (Foto: Santiago Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Regularização Fundiária (Serf), iniciou nesta terça-feira (05) o mutirão de Regularização Fundiária Urbana (REURB) no bairro Bacuri. A ação segue até o dia 08 de agosto, das 9h às 17h, no Centro de Ensino Nascimento de Moraes, com objetivo de legalizar casas e/ou terrenos irregulares em áreas urbanas, garantindo segurança jurídica e valorização patrimonial aos moradores por meio da titulação definitiva dos imóveis.

O secretário da Serf, Carlos Hermes, ressalta os impactos positivos da legalização. “No mutirão nós vamos transformar a sua posse em propriedade e gerar segurança jurídica, garantir que você possa fazer empréstimo bancário utilizando o seu imóvel, entre outros benefícios, além de valorizar o seu imóvel financeiramente”.

Após o cadastro social, o processo segue com etapas administrativas e previsão de fiscalização em até 90 dias. Entre os dias 18 de agosto e 19 de setembro será realizado o levantamento topográfico da área, e de 22 de setembro a 24 de outubro, será elaborado o projeto urbanístico do Bacuri.

Moradora do bairro há décadas, a zeladora Ivanete Rocha comemora a chance de realizar um sonho. “Eu moro no Bacuri há mais de 40 anos e acho muito importante essa oportunidade de ter o título definitivo da minha casa. Eu tenho o documento de compra e venda e quero finalmente ter o título definitivo”.

A ação faz parte do cronograma de trabalho da Serf, que prevê mutirões em todos os bairros de Imperatriz. Já foram realizados atendimentos no Parque Anhanguera e agora no Bacuri. Moradores de outros bairros também podem procurar diretamente a sede da secretaria para iniciar o processo. A Secretaria de Regularização Fundiária funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Euclides da Cunha, esquina com a Rua Coriolano Milhomem, bairro Bacuri.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (99) 98502-1653.

Documentos necessários

RG e CPF do requerente. Se for casado, trazer a mesma documentação do cônjuge

Certidão de nascimento ou casamento (se for casado)

Comprovante de renda (será entregue formulário para preenchimento)

Comprovação de posse (contrato de compra e venda, talão de energia atual e outro de cinco anos atrás)

Caso não tenha comprovante de compra e venda, deverá pegar uma declaração de vizinhos (formulário pode ser pego na secretaria)

 

Notícias