economia

ESPECIAL 2023

Secretaria de Desenvolvimento Econômico aponta principais ações de 2023

Feiras, formalizações de empreendedores e ação social com crianças estão entre os principais feitos da pasta

Publicado em: 28/12/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Secretaria de Desenvolvimento Econômico aponta principais ações de 2023

Feira Cidadã percorre os bairros mais afastados da cidade e é oportunidade de comercialização de produtos para empreendedores locais. (Foto: Maira Soares)

No ano de 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Prefeitura de Imperatriz, desempenhou um papel importante no impulsionamento da economia local, promovendo uma série de iniciativas e ações que impactaram positivamente o desenvolvimento da cidade.

Feira Cidadã 2023: Fomentando Renda e Emprego

Um dos destaques do ano foi a realização da Feira Cidadã 2023, uma iniciativa que visou fomentar renda e emprego na cidade. A Prefeitura Municipal proporcionou toda a infraestrutura necessária, enquanto a Sedec se empenhou em desburocratizar exigências e melhorar as condições de vida dos feirantes locais. Essa feira foi realizada em diferentes bairros, atendendo às demandas variadas da população e facilitando os negócios nos setores de hortifrúti, alimentos, vestuário, calçados e artesanato.

Destacando a riqueza cultural da região, a Sedec, em parceria com a Associação de Artesãos de Imperatriz, promoveu a Feira Cidadã de Artesanato, valorizando o talento dos artesãos locais. Outro evento importante foi a Feira Cidadã do Açaí, que ocorreu no Povoado KM 1700, representando uma valorização significativa dos produtos locais e o empreendedorismo dos residentes de Imperatriz.

Projeto Sedec Itinerante e Sine na comunidade

Para descentralizar os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor e pelo Sine Municipal, a Sedec lançou o Projeto Sedec Itinerante. Essa iniciativa levou atendimentos aos principais bairros da cidade, facilitando a formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) e oferecendo capacitação profissional. A ação Sine na Comunidade proporcionou aos trabalhadores a oportunidade de acessar os serviços do Sine Municipal sem a necessidade de deslocamento até a sede, contribuindo para a inclusão de mais pessoas no mercado de trabalho.

Reconhecendo Contribuições Empresariais

A Sedec promoveu a entrega dos Certificados de Honra a Empresa Amiga da Cidade, reconhecendo a contribuição de diversas empresas nos mais variados segmentos para o desenvolvimento econômico local. Essa ação visa conscientizar e atrair empresas para se tornarem parceiras da cidade, contribuindo para o crescimento sustentável.

Cursos Profissionalizantes

Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Sedec proporcionou cursos na área de empreendedorismo para os lojistas do Shopping da Cidade Luís Danda, incentivando o desenvolvimento dos negócios locais. Além disso, em colaboração com o Estado do Maranhão, foram oferecidos cursos profissionalizantes voltados para o setor de turismo, buscando melhorar a qualidade no atendimento nos ramos de artesanato, bares e restaurantes.

Geração de Empregos

Os indicadores de geração de empregos em Imperatriz em 2023 foram animadores. Houve um aumento nas contratações ao longo do ano. Até setembro, observou-se um saldo positivo de 20.908 novos postos de trabalho. O setor de serviços lidera as admissões, seguido pelo comércio, construção, indústria e agropecuária.

Em síntese, a atuação da Sedec em 2023 teve um impacto significativo no desenvolvimento econômico de Imperatriz, promovendo a geração de empregos, fomentando o empreendedorismo local e fortalecendo a economia da cidade. A implementação de diversas ações e parcerias demonstra o comprometimento da Secretaria em impulsionar o progresso sustentável do município.

economia