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Ouvidoria de Imperatriz recebe mais de 6 mil solicitações no primeiro semestre de 2025

WhatsApp lidera como principal canal de contato da população, com destaque para demandas de infraestrutura, saúde, educação e serviços tributários

Publicado em: 23/07/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Ouvidoria de Imperatriz recebe mais de 6 mil solicitações no primeiro semestre de 2025

O canal de comunicação da Ouvidoria é aberto 24 horas por dia, todos os dias da semana. A população pode enviar a sua demanda via portal online; WhatsApp, telefone ou pelo atendimento presencial. (Foto: Matheus Lima)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Ouvidoria Geral do Município, divulgou o balanço de atendimentos realizados entre janeiro e junho de 2025. No total, o órgão recebeu 6.091 manifestações da população, entre denúncias, sugestões, solicitações, elogios e reclamações. O levantamento reforça a importância da Ouvidoria como ferramenta essencial de diálogo entre a gestão pública e o cidadão.

De acordo com o Ouvidor Geral do Município, Luiz Carlos Porto, o órgão tem como missão acolher com seriedade todas as solicitações. “São mais 6 mil manifestações e nós da Ouvidoria temos encorajado e estimulado a população a nos procurar, a procurar a Prefeitura através da Ouvidoria, pois o governo quer dialogar com a população. E no segundo semestre, queremos realizar palestras nas escolas e ir às ruas da cidade, nos mercados, no Calçadão, nos shoppings, para  conversar com as pessoas, para responder perguntas, receber sugestões, levar as demandas até os órgãos competentes e buscar soluções em tempo hábil”. 

Os dados revelam que o aplicativo de WhatsApp é o canal mais utilizado pela população, com 1.570 registros, representando 26% das manifestações. Em seguida, o Portal Online contabilizou 1.203 atendimentos (20%) e o Teleatendimento registrou 817 solicitações (13%). A Ouvidoria do SUS também se destacou com 988 atendimentos (16%), refletindo a alta demanda por temas relacionados à saúde pública.

Entre os principais assuntos citados pela população estão: solicitações de reparo na iluminação pública, limpeza urbana, problemas estruturais em ruas e avenidas, além de questionamentos sobre IPTU, ISS, emissão de nota fiscal e alvarás. Também foram registradas demandas voltadas à área da educação, como pedidos de matrícula, transferência escolar e informações sobre o calendário letivo.

As secretarias mais acionadas por meio da Ouvidoria foram a de Infraestrutura (Sinfra), Educação (Semed), Saúde (Semus), Fazenda (Sefazgo) e Planejamento Urbano (Seplu). Esse monitoramento constante tem possibilitado à administração pública aprimorar políticas públicas e serviços prestados em áreas estratégicas da cidade.

Entre os avanços registrados pela Ouvidoria no primeiro semestre, destacam-se a consolidação da rede de interlocução com todas as secretarias municipais, a redução no tempo médio de resposta às manifestações e o aumento da resolutividade dos atendimentos. Também houve reforço no diálogo com a sociedade civil, com a reativação de conselhos e ampliação da presença institucional.

Canais de atendimento

A Ouvidoria de Imperatriz funciona 24 horas por dia e está disponível por diversos canais de comunicação:

  • WhatsApp: (99) 98159-9184
     
  • Telefone: (99) 99100-7184
     
  • E-mail: ouvidoriageralitz@gmail.com
     
  • Portal Online: www.imperatriz.ma.gov.br
     
  • Atendimento presencial: Rua Rui Barbosa, Nº 201 – Centro

 

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