DIÁLOGO
Ações do mês das mães seguem nos bairros da cidade
Momento foi realizado no CRAS Bacuri e Creche Raio de Sol
Publicado em: 17/05/2023 por Kalyne Cunha
Ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), continuam cronograma de atividades em alusão ao mês em que é comemorado o Dia das Mães. Nesta terça-feira (16), a equipe técnica do Centro de Referência à Mulher (CRAM) esteve reunida no CRAS Bacuri, com ministração da palestra “Maternidade e trabalho: desafio frente à conciliação de papéis”.
A coordenadora Andersonia Macedo relata que, a maternidade é uma fase importante na vida de uma mulher. “Vem cheia de novidades e mudanças que refletem, também, no cotidiano de trabalho dessa mulher e de suas dinâmicas, tanto social quanto familiar. Infelizmente ainda hoje existe o preconceito com a mulher no ambiente de trabalho, principalmente com aquelas que além de profissionais, também são mães. É de suma importância que os empregadores forneçam um ambiente seguro e empático, para que essas mulheres consigam balancear essas diferentes áreas da vida”, conclui.
A pedagoga e palestrante da ação, Jesiléia Rodrigues, fala sobre momento de reflexão e conversa com o grupo de idosos do CRAS Bacuri. “Realizamos um resgaste histórico sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho e abordagens sobre o trabalho como conquista e realização pessoal na vida mulher, a tentativa de conciliar as muitas atividades do dia a dia, a autocobrança para desempenhar com excelências tantos papéis e as consequências disso para a saúde mental”.
No dia 12, a ação foi realizada na Creche Raio de Sol, Alto Bonito do Triângulo, com sorteio de brindes e abordagem temática voltada para “Mães e mulheres que fazem a diferença”, ministrada pela assistente social Crisleide Sousa e a psicóloga Laryssa Nogueira. A secretária da Mulher, Terezinha Soares, explica que “a realização de momentos de reflexão em alusão ao Dia das Mães, sobre sua história e legado é de extrema importância, pois permite que as mães tenham a oportunidade de se reconectar com sua própria jornada materna e a refletirem sobre o impacto que têm na vida de seus filhos, através do fortalecimento da autoestima”.