Políticas públicas para a mulher

CONCIENTIZAÇÃO

Campanha Agosto Lilás é levada a servidores do hospital Santa Mônica

Um dos objetivos é divulgar rede de enfrentamento a violência contra a mulher

Publicado em: 22/08/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Campanha Agosto Lilás é levada a servidores do hospital Santa Mônica

“Aspectos da Lei Maria da Penha: 16 anos de luta”, foi o tema trabalhado na ação. (Foto: Maira Soares)

Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) segue com cronograma de ações da Campanha Agosto Lilás com palestra informativa realizada na sexta-feira (19), no Hospital Santa Mônica, Centro. Com o tema, “Aspectos da Lei Maria da Penha: 16 anos de luta”, profissionais receberam informações sobre os tipos de violência, como prestar assistência e principais canais da rede de enfrentamento a violência contra a mulher.

A secretária da SMPM, Eva Messias, relata a importância da ação para os profissionais da saúde. “A Lei Maria da Penha completou 16 anos de luta este ano, a sua divulgação e dos canais de atendimento são extremamente importantes para a população. Ações como essa são um diferencial, já que os profissionais da saúde acabam, muitas vezes, portas de entrada para casos de violência doméstica e familiar. Conhecer e entender que a mulher não passa só por violência física, mas também psicológica e que chega abalada é primordial em um atendimento”.

A secretária discorreu sobre a rede municipal de enfrentamento que conta com atendimentos realizados pelo CRAM e acolhimento, por meio Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto. O CRAM é um ambiente humanizado onde mulheres em situação de vulnerabilidade, recebem atendimento e acompanhamento psicológico e social, realizado por equipe multidisciplinar e passam por programa de capacitação profissional, além de palestras motivacionais.

A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte, em razão da violência doméstica, junto com seus filhos menores de 16 anos. Órgão tem a responsabilidade de inserir essa mulher em programas sociais, mercado trabalho e encaminhá-las para acompanhamento através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua nova residência.

Denuncie

Centro de Referência e Atendimento à Mulher

Para as mulheres que necessitam de auxílio, o atendimento presencial do CRAM está com nova sede localizada na rua Godofredo Viana, 484, Centro. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

Políticas públicas para a mulher