Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Colônia de pescadores recebe ações sobre direitos da mulher

Secretaria pretende levar informação para toda sociedade com palestras e outras atividades

Publicado em: 13/07/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Colônia de pescadores recebe ações sobre direitos da mulher

Mulheres em situação de violência podem entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190. (Foto: Maira Soares)

Articulação de políticas públicas da Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM) possibilitam o empoderamento feminino, na Colônia de Pescadores, localizada no bairro Beira Rio. Ação realizada nesta terça-feira (12), faz parte das comemorações alusivas aos 170 de aniversário da cidade que visa orientar, prevenir e combater a violência contra as mulheres nos mais diversificados segmentos da sociedade.

A secretária da SMPM, Eva Messias, considerou a relevância do tema e a participação da comunidade, orientando as participantes sobre a rede de apoio e enfrentamento oferecidas pelo Município. “Com ações preventivas temos a disposição da população o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) com serviços de assistência social, psicológicos e pedagógicos e a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, espaço de apoio humanizado para mulheres em situação de violência doméstica”.

Além de palestras com informações, os encontros também contam com outras atividades. (Foto: Divulgação)

Eva Messias complementa que, “ações como essa são importantes para a compreensão de maneira mais abrangente sobre o que é a violência contra a mulher, como ela está presente no cotidiano e quais procedimentos tomar para enfrentá-la”, conclui. A palestrante da ação, a advogada Gabriela Bonfim, discorreu sobre os direitos das mulheres e a importância da união, como forma de apoio para quem busca ajuda e destacou o conhecimento para o combate da violência”.

Momento foi realizado com oferta de coffe break, sorteio de brindes, aferição de pressão, teste de glicemia e limpeza de pele.

Denúncias

Para as mulheres que necessitam de auxílio, o atendimento presencial do CRAM está com nova sede localizada na Rua Godofredo Viana, 484, Centro. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

Como canais para denúncia há a Central de Atendimento à Mulher através do 180 que presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço fornece informações sobre os direitos da mulher, bem como locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h em todo território nacional, todos os dias da semana.

Já em situação de perigo imediato, ligue para a Polícia Militar no 190.

Políticas públicas para a mulher