Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Cronograma de ações é realizado no mês da mulher

Público-alvo desta terça-feira (14), foram internas em recuperação de álcool e outras drogas

Publicado em: 15/03/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Cronograma de ações é realizado no mês da mulher

Palestra educativa foi realizada dia 14, na Comunidade Terapêutica Renascer Feminino. (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade as ações em alusão ao mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Para Mulher (SMPM), realizou nesta terça-feira (14), palestra educativa com o tema 'Mulheres em Movimento: a Atuação Feminina na Sociedade', na Comunidade Terapêutica Renascer Feminino.  Objetivo é fortalecer as discussões sobre a importância da mulher na sociedade, proporcionando condições para a conscientização dos desafios a serem enfrentados.

A coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Andersonia Macedo, relata que “apesar da herança histórica do sistema social patriarcal, a mulher tem se inserido cada vez mais como protagonista na sociedade atual, assumindo novos papéis, para além de dona de casa, mãe e esposa. Ocupando postos no mercado de trabalho e cargos de liderança em todos os setores da sociedade”. A coordenadora enfatiza ainda que, o mês de março é um período de marco para homenagear mulheres à frente de seu tempo, que lutaram e conquistaram o espaço necessário.

As palestrantes da ação, a assistente social Crisleide Souza e a psicóloga Laryssa Nogueira, afirmam que o momento foi uma oportunidade de partilhar experiências. Onde cada mulher presente traz consigo as suas vivências e exemplos de luta, perseverança e reflexões sobre o desejo em poder recomeçar, traçar novos projetos de vida e assim, uma ajudando a outra, a superarem os desafios diários, incentivando outras mulheres.

Evento contou com atividade física promovida pela profissional da área, Antônia Carvalho, que proporcionou as internas da Comunidade Terapêutica momento de descontração com alongamentos e exercícios físicos.

Palestras realizadas

Com a temática 'Mulheres em Movimento: a Atuação Feminina na Sociedade', palestra educativa foi realizada, em 7 de março, na Escola Municipal Manoel Ribeiro, Centro Novo, Zona Rural, para comunidade escolar.

A assistente social Crisleide Souza ressaltou a importância das ações realizadas no mês de março que ganham maior notoriedade, em razão da sua representatividade. “Nesse mês de março, nossa abordagem será para enaltecer as conquistas das mulheres que fizeram e fazem história na sociedade. É importante que as pessoas conheçam as protagonistas que tanto lutaram para que hoje possamos usufruir dos nossos direitos e também, para que elas se reconheçam como integrantes dessa sociedade e, assim, compreendam serem fundamentais nesse processo de lutas e conquistas”.

A psicóloga Laryssa Araújo, explica que um dos objetivos foi “oportunizar que mulheres e meninas reconheçam as várias atuações que a mulher pode exercer na sociedade, inclusive, por mulheres que estão próximas a sua realidade: mulheres brasileiras, maranhenses e imperatrizenses. E assim, incentivá-las a ocupar novos espaços e fazerem história na sociedade”.

Já na Escola Municipal Ipiranga, na Vila Ipiranga, foi realizada palestra educativa, em 6 de março, em alusão a Semana Escolar de Combate à Violência contra à Mulher, com a temática 'Conquistas e Desafios das Mulheres', que tiveram como palestrantes a advogada Cristiane Brito e a coordenadora do Cram, Andersonia Macedo.

O intuito foi o de contribuir com a divulgação da Lei Maria da Penha e impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar, sobre os desafios, conquistas, mecanismos de assistência e denúncias existentes que combatem à violência doméstica.

Políticas públicas para a mulher