Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Prefeitura intensifica ações de combate à violência contra a mulher nas escolas municipais

Ação foi realizada quarta-feira (8) na Escola Municipal Presidente Costa e Silva

Publicado em: 09/06/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Debater o assunto com jovens é uma forma de contribuir com a transformação da realidade (Foto: Maira Soares)

Ações de fortalecimento do enfrentamento à violência contra as mulheres, realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), são intensificadas nas escolas da rede municipal de ensino, através do projeto: Escola pelo fim da violência. Objetivo dessa campanha é o enfrentamento às diferentes formas de violência sofrida por mulheres, por meio do trabalho social e pedagógico de promoção pela igualdade de gênero.

Na ocasião a secretária da SMPM, Eva Messias, discorreu sobre os serviços da rede de enfrentamento da Prefeitura e sobre a importância da ação. “Temos uma rede de apoio com serviços de assistência social, psicológicos e pedagógicos, que atendem no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e na Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto. O projeto tem objetivo de identificar a violência doméstica a partir de conversas com os jovens, corroborando para um relacionamento intrafamiliar e socialmente saudável”.

A palestra foi ministrada na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, no bairro Nova Imperatriz, pela coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e a pedagoga Jesiléia Silva. A coordenadora do CRAM, Andersonia Elizeu Macedo, relata a metodologia utilizada e sua relevância para transformação da atual conjuntura social. “Ao levar o conteúdo da Lei Maria da Penha para as escolas, temos o objetivo de trabalharmos a formação de uma nova consciência com os jovens, os tornando cidadãos com novas condutas e verdadeiros agentes transformadores da realidade”, conclui.

Para a pedagoga Jesiléia Silva, a metodologia utilizada em sala para os alunos no 9º ano foi “através de slides e placas informativas. Os alunos tiveram acesso a informações sobre os tipos de violência doméstica conforme a Lei Maria da Penha”.

SERVIÇO

Atendimento presencial do CRAM: Rua Sousa Lima, nº 54, Centro, entre Rui Barbosa e Urbano Santos. WhstasApp: (99) 99193-1717.

Políticas públicas para a mulher