IMPERATRIZ 173 ANOS
Ponte da Rua Dom Pedro I é inaugurada e devolve mobilidade ao moradores do bairro Bacuri
Entrega da obra integra programação dos 173 anos de Imperatriz e representa um marco na melhoria da infraestrutura urbana da cidade
Publicado em: 16/07/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Prefeito Rildo Amaral, secretários e moradores celebram a entrega da nova ponte da Rua Dom Pedro I, que devolve mobilidade e segurança ao bairro Bacuri. (Foto: Antonio Wagner)
Como parte da programação em comemoração aos 173 anos de fundação de Imperatriz, a Prefeitura entregou, na última terça-feira (15), a nova ponte da Rua Dom Pedro I, no bairro Bacuri. A obra, que inclui recapeamento asfáltico e nova iluminação em LED, proporciona mais segurança e mobilidade à população. A ponte foi construída em apenas quatro meses, com recursos municipais e em parceria com o Governo do Estado do Maranhão.
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destacou a importância das parcerias para a retomada da mobilidade na região, tão aguardada pelos moradores. “A Rua Dom Pedro I com sua ponte, agora é uma realidade. Nós pegamos uma obra aqui na ponte, que era um retrato de descaso, mas junto com a Caema, com o Governo do Estado do Maranhão e com o ministro André Fufuca, nós estamos entregando para mostrar que nós somos parceiros. E isso é fruto de quem conhece a cidade e de quem tem os parceiros certos. Essa ponte aqui veio como divisor de águas”.
Moradora do bairro, Cláudia Bayma, comemorou a entrega da obra e relatou as dificuldades enfrentadas durante o período de interdição. “Essa ponte aqui tem uns dois anos que ela foi destruída. E a gente que passa aqui todo dia pra trabalhar, tínha que fazer um retorno, dá uma volta na outra rua. Então, eu mesma tô amando, porque você todo dia ter que cortar caminho pra casa por causa de uma ponte que tá quebrada, porque o poder público não teve coragem de fazer anteriormente. Então, o prefeito Rildo tá de parabéns, porque essa obra aqui tá maravilhosa”.
O secretário municipal de Infraestrutura, Vilmar Dantas, enfatizou que a obra representa mais que uma construção física, é a superação de um problema crônico que impactava diretamente a vida dos moradores. “A via precisou ser interditada e a Sinfra realizou um trabalho técnico completo, com investigação geotécnica, levantamento topográfico, aerofotogrametria e modelagem estrutural. Tudo isso para garantir uma solução segura e definitiva. O resultado foi a construção de uma ponte mista, unindo concreto pré-moldado e concreto convencional com um vão de 15 metros, projetada para resistir e durar. Hoje entregamos uma ponte nova, segura e moderna”.