Notícias

Reformas de escolas

Prefeitura de Imperatriz faz reformas emergenciais em 50 escolas da rede municipal de ensino

Investimentos incluem reparos estruturais e adaptação dos espaços para garantir um ambiente de aprendizado mais seguro para os alunos.

Publicado em: 20/01/2025 por Brenda Herênio Fernandes

Prefeitura de Imperatriz faz reformas emergenciais em 50 escolas da rede municipal de ensino

(Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza reformas em 50 prédios de escolas da rede municipal para dar segurança e condições de aprendizagem dignas aos estudantes e servidores. A situação das unidades foi descrita como crítica, com muitas delas enfrentando emergências que demandaram ações imediatas. O trabalho inclui substituição de telhados, forros e instalações elétricas, reparos em banheiros interditados e pintura em salas de aula que estavam insalubres. 

Essas reformas são parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Imperatriz para melhorar a qualidade do ensino e oferecer espaços mais adequados para alunos, professores e demais servidores. Com a execução dessas obras, o prefeito Rildo Amaral busca garantir um ambiente de aprendizagem mais seguro e confortável, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida à comunidade.

O responsável pelo Departamento de Levantamento da Situação Escolar (LSE), o engenheiro civil Marcos Cleve, explicou que foram montadas forças-tarefas para dar conta das melhorias. "O que nós encontramos foi uma situação crítica, muitas escolas em situações emergenciais. Montamos forças-tarefas com várias frentes de trabalho, estamos em 50 escolas. Algumas delas serão liberadas essa semana", afirmou.

Entre as 50 unidades em reforma, algumas já foram liberadas para funcionar, enquanto outras ainda estão em processo de conclusão. A Escola Municipal João Batista Paiva, por exemplo, será liberada no dia 23 de janeiro para o retorno das atividades. Além dela, outras 17 escolas terão o início do ano letivo no dia 27 de janeiro. São elas:

   Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré

   Escola Municipal Princesa Isabel

   Escola Municipal Tomé de Sousa

   Escola Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Brandão

   Escola Municipal Marechal Rondon

   Escola Municipal Darcy Ribeiro

   Creche Municipal Caminho Feliz

   Creche Municipal Cantinho da Alegria

   Escola Municipal Manoel Ribeiro

   Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho

   Escola Municipal Núcleo Santa Cruz

   Escola Municipal São Francisco do Canindé

   Escola Municipal Senhor Jesus

   Escola Municipal Juscelino Kubitschek

   Creche Príncipe da Paz

   Creche Santa Terezinha

   Fundação Pirangi

Outra importante entrega ocorrerá no dia 17 de fevereiro, com a reforma da Escola Municipal Gonçalves Dias.

A Secretária Adjunta de Educação, Vanessa da Silva Pereira, destacou a importância das reformas para a qualidade do ensino. "Nós estamos com 50 escolas passando por uma reestruturação. O prefeito Rildo Amaral pediu que tivéssemos um olhar cuidadoso sobre essas escolas", afirmou. Vanessa também garantiu que, ao longo do primeiro semestre, as aulas perdidas serão repostas. "Será feito um calendário com organização curricular e adequação com os professores. A ideia é que tudo seja organizado de acordo com a realidade de cada unidade escolar, garantindo assim os 200 dias letivos para os alunos", explicou.

Com a conclusão dessas reformas, as escolas estarão em condições ideais para atender à demanda de estudantes, oferecendo um ambiente mais moderno e eficiente para o desenvolvimento educacional. Nos demais prédios de escolas da rede municipal, as aulas serão iniciadas nesta terça-feira, 21 de janeiro. 

 

Notícias